A Itália e seus vinhos

A Itália e seus vinhos

A Itália tem uma variedade de vinhos e uvas maior do que qualquer outro país que é quase impossível, mesmo para um entusiasta do vinho italiano, conhecê-la completamente. O mundo do vinho italiano tem algo a oferecer a todos, o importante é saber aonde procurá-lo.
Por isso, ter um conhecimento das diversas áreas de produção pode nos ajudar a entender se o que estamos bebendo é o melhor que a Itália pode nos oferecer.

Vinhos do nordeste da Itália

A região nordeste é conhecida por seus vinhos brancos. Aqueles que são produzidos em Friuli Venezia Giulia são frescos, límpidos e relativamente neutros. Recomendamos o Ribolla e Verduzzo, leves e de aromas florais. Já no Trentino Alto Adige o frio dos Alpes produz vinhos mais encorpados e aromáticos como o Pinot Bianco, Sauvignon e Chardonnay, todos de extrema elegância.
No entanto, nenhuma região da Itália é tão próspera em termos de produção de vinhos como a região do Veneto. Entre os vinhos brancos se destaca o Soave e como vinhos espumantes com certeza o Prosecco, estes estão entre os mais representativos da região. Em termos de vinho tinto, com certeza o que se destaca mais é o Amarone.
Entre os outros tintos produzidos na região nordeste vale a pena provar o Bardolino (produzido com as mesmas uvas do Amarone, só que mais leve) e Refosco, frutado e levemente áspero.
Infelizmente, muitos destes vinhos, tais como o Soave e o Valpolicella , atingiram uma produção quase “industrial” em detrimento da qualidade. Por este motivo te aconselhamos a pedir todas as informações necessárias antes de comprar.

Os vinhos do noroeste da Itália

A região noroeste é famosa por vinhos tintos, principalmente aqueles produzidos com uvas Nebbiolo, que dá vida aos vinhos poderosos, com grande estrutura, como Barolo e Barbaresco, que não são adequados para todos os paladares. A uva Barbera é a segunda mais difusa e importante, semelhante a Nebbiolo por acidez mas mais frutada e acessível. O Dolcetto é, sem dúvida, o mais leve e harmônico.

Os vinhos da Toscana e Itália Central

A Toscana é sem dúvida a região italiana mais conhecida no exterior por sua beleza, mas também por seus vinhos. A sua principal uva é a Sangiovese que possui um sabor típico de cereja e ervas aromáticas que dão vida ao Chianti (saiba mais sobre O mundo do Chianti) e ao Brunello di Montalcino.
As áreas circundantes, no entanto, não podem ser esquecidas. Na região Abruzzo, por exemplo, é produzido o ótimo Trebbiano d’Abruzzo, pouco conhecido internacionalmente mas na Itália já ganhou inúmeros prêmios, superando muitas vezes os seus irmãos mais conhecidos na área. Cuidado com o Montepulciano que muitas vezes não há uma boa qualidade.
A região de Marche produz ótimos vinhos brancos, como o leve Passerina e o fresco e cítrico, Verdicchio dei Castelli di Jesi. A Emilia Romagna é a região do Lambrusco, mas para escolher o melhor, consulte o nosso artigo sobre Como escolher um bom Lambrusco.

Os vinhos do sul da Itália

Esta é uma área jovem em termos de tradição vinícola, mas não deve ser subestimada.
A Puglia finalmente começou a produzir vinhos menos fortes e mais agradáveis como o Negro Amaro e o Primitivo di Manduria. Mas o Taurasi e o Aglianico são imbatíveis como nobreza e competem muito com os vinhos do norte e da Toscana. O vinho siciliano é composto principalmente de castas brancas locais como a cataratto. Os tintos são ainda mais interessantes, especialmente o Nero d’Avola, um vinho encorpado e com aromas de amoreira. Finalmente, citamos também o Vermentino di Sardegna um grande vinho branco, que também é o preferido da equipe do Pecado de Vinho.

italia

Mapa: Itália – Mapa do Vinho | Sobre Vinho.

14 Comments

  1. PROCURO UM VINHO ORIGINÁRIO DA SISCILIA, TINI, VOCÊS VENDEM O PRODUTO EM QUESTÃO?

    Reply
    • Oi Helio, tudo bem?
      Ainda não estamos vendendo vinhos, mas falta pouco para isto 😉
      Fizemos uma procura pelo Tini aqui da Itália e não encontramos muito. Se você estiver se referindo ao Tini branco, te aconselhamos a procurar vinhos parecidos produzidos com a mesma uva, a grecanico. Boas opções são: Alcamo, Delia Nivolelli e Sciacca, vinhos brancos sicilianos excelentes.
      Se precisar de mais dicas é so nos escrever.
      Abraços

      Reply
  2. PROCURO UM VINHO ORIGINÁRIO DA SISCILIA, TINI, VOCÊS VENDEM O PRODUTO EM QUESTÃO?

    Reply
    • Oi Helio, tudo bem?
      Ainda não estamos vendendo vinhos, mas falta pouco para isto 😉
      Fizemos uma procura pelo Tini aqui da Itália e não encontramos muito. Se você estiver se referindo ao Tini branco, te aconselhamos a procurar vinhos parecidos produzidos com a mesma uva, a grecanico. Boas opções são: Alcamo, Delia Nivolelli e Sciacca, vinhos brancos sicilianos excelentes.
      Se precisar de mais dicas é so nos escrever.
      Abraços

      Reply
  3. Quero experimentar vinhos da região do Etna, quais recomenda? Abraços!

    Reply
    • Oi Marco, muito interessante a sua pergunta.
      A região do Etna possui uma DOC (denominazione di origine controllata) própria, é uma região extraordinária, com um terreno muito rico em sais minerais e um microclima único. Na DOC Etna são produzidos 4 tipos de vinhos, não sabemos quais produtores você encontrará no Brasil mas te passamos as uvas para cada tipo que com certeza irá te ajudar 😉
      Etna Bianco: uvas Carricante e Catarrattto bianco
      Etna Bianco Superiore: as mesmas uvas acima só que com uma graduação alcoólica superior, 12%
      Etna Rosso: vinho tinto feito com as uvas Nerello Mascalese e Nerello Mantellato.
      Etna Rosato: vinho rosé delicioso e fresco, feito com as mesma uvas do tinto mas obviamente com uma maceração mais delicada aonde o vinho fica menos tempo em contato com a casca da uva.

      Esperamos ter ajudado, depois conta pra gente se você encontrou algum desses vinhos e o que você achou. Abraços!

      Reply
  4. Gostaria de experimentar um bom vinho da região de San Biaggio di Calalta e Treviso, no Vêneto. Que vinhos me indicam?

    Reply
    • Olà Flavio,
      sem dúvida o mais vinho mais famoso de Treviso è o Prosecco (aqui o nosso artigo sobra o Prosecco). Treviso è tambem famosa para o seus vinhos brancos…muito tipico è o Manzoni que fue criado aqui por um professor italiano! Em San Biaggio di Callalta se produce este vinho e os vinhos tipicos de Treviso (chardonnay, Prosecco, Pinot Grigio, Cabernet).

      Reply
  5. Oi pessoal, procuro o alguero rosato da vinicula ca.sa…esse vcs vendem??

    Reply
    • Olà Daniela,
      tentamos de importar vinho da Italia mas è muito dificil!

      Reply
  6. Achei falta de dados sobre o Amarone…

    Reply
  7. Ola, a pergunta pode ser bomba, MAS existe album vinho tinto SUAVE, igual no Brasil?

    Reply
    • Aqui na Italia é muito dificil de encontrar. Os vinhos suaves brasileiros sao aqueles onde é adicionado o açucar, aqui os vinhos doces sao feitos a partir de de processos naturais como a colheita tardia por exemplo. Procura um vinho doce verdadeiro que vai te dar menos dor de cabeça

      Reply
  8. Muito bom essas informacoes sao muito preciosas pra quem esta cada vez mais interessado nesse vasto mundo dos vinhos

    Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *