Vinho tinto e peixe, combinar para crer

Vinho tinto e peixe, combinar para crer

Vinho tinto que acompanha pratos a base de peixe, que absurdo!

De proprietários de enoteca, sommeliers a um simples mortal, todos concordam é uma combinação improponível. Mas temos certeza disso? Se tempos atrás esta combinação era considerata uma heresia, ultimamente os chefs italianos estão considerando e propondo cada vez mais este mix que resulta muito pedido. Na verdade, peixe e vinho tinto juntos são certamente uma descoberta, de desarmônico há  somente a aparência porque pode esconder uma experiência estimulante e satisfatória, distante dos usuais clichês.

O vinho é uma bebida muito antiga mas o seu mundo passa e muda rapidamente e é próprio por isso que nós o adoramos: nunca deixa de nos surpreender. Nos últimos tempos foram sugeridos combinações com vinho tinto e alguns pratos com peixes como empanados, ao sal grosso e assado. O vinho tinto, na verdade, provou que consegue se amalgamar muito bem com o gosto do peixe desde que respeite algumas regras:

Evitar frituras de peixe, saladas com frutos do mar, entradas, crustáceos e moluscos, a menos que estes não sejam preparados com molho de tomate denso e aromático e com vinhos particularmente perfumados. Evitar também combinar polvo e vinho tinto. O polvo, em todas as suas maneiras, combina exclusivamente com vinho branco seco.

Experimente vinho tinto com sopas de peixe, como uma peixada e peixe no vapor (pregado, pescada, robalo, pargo e perca).

Mas então, com qual vinho tinto combinar? É difícil dar uma lista pronta quando esta é uma escolha muito subjetiva. Como regra geral é possível combinar com peixe todos aqueles tintos com uma graduação alcoólica baixa, geralmente não envelhecidos, isto é, com aromas mais frutados e com certeza pouco tânicos, ou seja, com um gosto suave.

Na prática são ideais todos os tintos leves, desde que o gosto do vinho não seja maior que a da preparação presente no prato e tendo sempre em mente que não é tanto a receita a determinar a possibilidade de harmonização  com um vino tinto ou não, mas sim o conjunto que é criado. Se o prato resulta leve e sem muitos temperos, será sempre melhor combiná-lo com um vinho branco seco do que com um vinho tinto, mesmo que este seja leve.

Se você quiser saber se a sua receita é adequada a um vinho tinto e sobretudo qual é o vinho certo, não deixe de nos perguntar!

Também poderá te interessar:

  1. REGRAS BáSICA PARA HARMONIZACãO DOS VINHOS
  2. SUSHI E VINHO
  3. FILET MINHON AO MOLHO MADEIRA E BRUNELLO
  4. UM ALHO E OLEO DIFERENTE

22 Comments

  1. Estou programando preparar um salmão ao molho de laranja, com gengibre e alecrim. Acompanhado de batata souté e legumes salteados. Adoraria poder harmonizar com um tinto, pois não sou muito fã dos vinhos brancos. O que vcs me sugerem?

    Reply
    • Oi Mateus!
      Espero que a gente ainda esteja em tempo para te ajudar, senão vc pode sempre usar as nossas dicas para uma próxima vez ;).
      O salmão vai bem com vinho tinto, mas para escolher a melhor opção para o seu prato depende de como você vai preparar a sua receita. Se o molho de laranja com gengibre e alecrim será o sabor predominante no prato, sugerimos que vc escolha um Moltepulciano adequado seja ao gengibre que ao sabor citrus deste molho. Caso contrário, se você quiser dar mais importância ao sabor do peixe, te aconselhamos um Pinot Nero. A versão mais jovem do Pinot Nero é definitivamente a melhor para harmonizar com pratos a base de peixes.
      Fica a dica, não se esqueça de nos contar como foi! :)

      Reply
  2. Vou fazer um almoço no qual terá penne a carbonara e outra pasta com camarão ao molho de tomate. Além de antes ter queijos (bola e gruyèrer) e frios (presunto e salame). Como harmonizar isso tudo? Obrigado pela atenção!

    Reply
    • Oi Sergio,
      com certeza os vinhos brancos sao mais recomendados. Vc pode servir antes vinhos brancos soaves e frisantes que sao adequados para as entrdas de queijos e frios. Se vc nao quiser gastr muito recomendamos um Chardonnay, se nao um Prosecco. De qualquier maneira te mandamos o link ao nosso artigo que te aiuda a combinar queijos e vinho.
      Como a carbonara è um mix di tantos sabores come ovo, bacon, pimenta e o pecorino romano (se vc conseguir encontrar este queijo è melhor do que o parmesao) te recomendamos vinhos brancos de corpo medio como o Pinot Grigio, que combina bem tambem com a acidez do molho de tomate. O pinot grigio Tambem combina con as suas entradas.

      Se vc preferir um vinho tinto è melhor um frutado, suave e fresco come o Frappato que vai bem con peixes e queijos. Se vc nao conseguir achar ele vc pode sobtituir-lo com um rosso di valpolicella.

      BUON APPETITO!

      Reply
  3. Gostaria de saber qual vinho mais adequado para harmonizar com um jantar de peixe branco – Abadejo conforme foto. Gostaria de ter um vinho Italiano da região da Toscana

    Reply
    • Oi Davide,
      Para este prato deste tipo (pensamos que seja um peixe branco com temperos leves) é muito difícil conseguir harmonizar com um vinho tinto, ainda mais vinhos toscanos que são mais indicados para carnes e para pratos toscanos com sabores bem fortes. Todavia, para podermos permanecer na Toscana, te podemos indicar um vinho branco e pesquisando um pouco na internet, vimos que no Brasil é possível encontrar o Pomino Bianco, o qual irá acompanhar muito bem a delicadeza do peixe e também vai arrancar muito elogios dos seus convidados pela particularidade na escolha.
      Se mesmo assim você quiser um tinto te podemos indicar um vinho que se aproxima a ele como o vinho rosado ou rose. Para este também existem ótimos rótulos toscanos.

      Se precisar de mais conselhos, basta nos contatar.
      Abraços,
      Pecado de Vinho

      Reply
  4. olá gostaria de saber qual vinho tinto combina com peixe assado de forno? aguardo respostas obrigada.

    Reply
    • Oi Nara, tudo bem?
      Então, o peixe assado no forno pede vinhos tintos de médio corpo, dada a intensidade do sabor do peixe e da adição de condimentos na sua preparação. O elemento principal, o tanino, aquele que deixa a sensação de adstringência na boca, combina bem com o sabor salgado do peixe. Exemplos de vinhos deste tipo: Barolo, Barbaresco e Montefalco Sagrantino.
      Se você tiver mais dúvidas é só escrever.

      Reply
  5. Olá, vou fazer um jantar onde será servido de entrada bruschetta de berinjela e de prato principal risoto de camarão com salmão grelhado. Não sou fã do vinho branco, assim como sei que alguns convidados também não gostam e preferem o vinho tinto. Qual o vinho tinto combina ?

    Reply
    • Olá Vitor,
      Uma boa opção de vinho tinto para acompanhar todo o jantar seria um Pinot Nero. Sendo um vinho jovem, leve e fresco, combina bem desde a entrada com a bruschetta até o prato principal de peixe. Além disso é um vinho tinto que casa muito bem com o salmão.
      Se precisa de mais informações, é so nos perguntar.
      Abraços

      Reply
  6. ola…gostaria de sua ajuda…irei receber um amigo em casa apreciador de vinhos e irei fazer um almoço onde prepararei camarão na moranga e uma tainha recheada ao forno com arroz branco….qual a melhor opção de vinho tinto,já que gostaria de inovar e fugir do trivial brancos com peixe…

    Reply
    • Ola Marcio…entao vc pode servir um Lambrusco amabile (doce) frio porque a doçura do Lambrusco acompanha a doçura da moranga (saiba como escolher um bom Lambrusco aqui). Com os peixes gordurosos como a tahina um tinto è perfeito, o melhor è sempre un Pinot Nero! CIAO e buon appetito

      Reply
  7. Olá! Vou oferecer um jantar italiano: como entrada servirei bruschetta de tomate seco, mussarela de búfala e manjerição, o prato principal será uma massa com frutos do mar e a sobremesa tiramisu. Por conta disso, quero servir um vinho italiano também. Pensei num lambrusco amabile branco, será que essa é uma boa opção de harmonização? Se não, o que me recomendariam?

    Reply
    • Oi Cintia!
      Um Lambrusco até que iria bem mas preferimos não recomendá-lo porque talvez ele não seja à altura deste seu jantar que parece ser bem refinado. Além disso é realmente difícil encontrar um bom Lambrusco (veja COMO ESCOLHER UM BOM LAMBRUSCO). Conforme recomendado neste artigo te aconselhamos um Prosecco, que no seu caso combinaria muito bem com toda a refeição, desde a entrada até a sobremesa.
      Se você quiser mais dicas, é só escrever para nós.
      Abraços

      Reply
  8. Olá, boa noite. Vou a um jantar onde será servido salmão com shimeji. Eu levarei o vinho. Qual seria a melhor combinação para esse prato? Muito obrigada

    Reply
    • Oi Thamie,

      Existem vários vinhos que casam bem com o salmão, tudo vai depender de como ele é preparado. Imagino que a receita no caso seja salmão grelhado com o shimeji e para não arriscar de errar te recomendamos um branco não frisante como um Sauvignon Blanc.
      Se você quiser mais dicas você pode consultar esse artigo que tinhamos escrito especialmente para os pratos com salmão:
      http://www.pecadodevinho.com/harmonizar-vinhos-receitas-com-salmao/
      Bom jantar :)

      Reply
  9. Olá, tdo bem?
    Vou fazer um jantarzinho em casa para um casal de amigos. O prato principal será, medalhão de Salmão, batatas com creme de leite.
    Não gosto muito de vinho branco. Gostaria de servir vinho tinto. Qual a dica?
    Obrigada.

    Reply
    • Oi Nina, tudo bem?
      A primeira coisa a se pensar quando se harmoniza peixes e vinho tinto é que é preciso evitar absolutamente vinhos tânicos! Com o salmão uma boa combinação são os vinhos tintos jovens, principalmente o medalhão de salmao que é um poquinho mais gorduroso.
      Bons vinhos que poderão te ajudar a “limpar” a boca e degustar bem o seu salmão são: Schiava da região do Alto Adige, um Lambrusco (mas um bom Lambrusco! Se você precisar de ajudar, consulte este artigo: http://www.pecadodevinho.com/como-escolher-um-bom-lambrusco/), um Bonarda que é sempre um vinho frisante ou o meu preferido para acompanhar o salmão, um Valpolicella Clássico que combina bem com o salmão devido ao seu frescor e profumi.

      Se tiver mais dúvidas, não deixe de nos escrever.
      Abraços!

      Reply
  10. Olá como posso preparar salmão que fique perfeito com vinho tinto? ??

    Reply
    • Oi Eliele, a combinação peixe e vinho tinto tem que ser pensada e preparada com cuidado, para evitar o risco de arruinar um material delicado como o peixe.
      Nem todos os tipos de peixe e nem todos os tipos de preparações combinam com o vinho tinto, mas peixes mais gordurosos como o atum, o peixe-espada e o salmão, combinam bem e melhor ainda se preparados grelhados ou servidos crus.
      Deste modo, se compensa e se equilibra a componente tanica que é sempre presente em um vinho tinto. Tenha um pouco de cautela com as versões de salmão defumado ou marinado.
      São ótimas opções vinhos tintos jovens, perfumados e “descaregados” de cor. Evite vinhos estruturados e encorpados.
      Alguns exemplos de vinhos que podem dar certo são: Pinot Nero, Rosso di Valtellina, Valpolicella Classico e Frappato.
      Espero que tenhamos te ajudado, se voce tiver mais duvidas consulte o nosso artigo especial sobre o salmao: http://pecadodevinho.com/harmonizar-vinhos-receitas-com-salmao/
      Abraços!

      Reply
  11. Olá, gostaria de saber se peixes de rio como os da Amazônia combinam com vinho branco.

    Aguardo ansiosamente a resposta

    Reply
    • Oi Babara,
      Desculpa pela demora mas a sua pergunta foi realmente um desafio. Infelizmente estando na Itália ou no Brasil, não temos o costume de comer peixes do rio do Amazonas por isso não conseguiremos entrar no específico.
      Todavia, podemos te dar algumas dicas úteis: os peixes de água doce possuem um sabor menos marcado e mais delicado respeito aos peixes do mar, em geral, pedem vinhos brancos secos, macios e perfumados. Com um Chardonnay jovem você não erra: escolha um não muto alcolico se você for fazer o peixe ensopado ou cozido, se no caso o peixe for grelhado você pode escolher um Chardonnay com um teor alcolico mais elevado e encorpado. No caso de peixes fritos, te aconselhamos um Chardonnay frisante, que com suas bolhas irão ajudar a limpar o paladar da fritura.
      Esperamos ter te ajudado, escreva pra gente se tiver mais dúvidas.
      Abraços.

      Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

SEMPRE NOVAS RECEITAS E DICAS PRA VOCÊ

Fique em contato com o Pecado