Vinho quente para um dia de inverno

Vinho quente para um dia de inverno

O que preparar para um grupo de amigos num tarde de frio? Um chá com biscoitos? Por que não usar aquela garrafa de vinho guardada e surpreender os seus amigos com um vinho quente?

O vinho quente ou vin brulè, é um vinho à base de especiarias e açúcar muito difundido em todo o mundo, especialmente nas regiões mais frias. Neste artigo, te damos a receita do vinho quente feito na Itália:

Para preparar o vinho quente, além de uma panela grande, são necessários:

  • 1 litro e meio de vinho tinto
  • 250 gramas de açúcar
  • 2 laranjas
  • 1 limão
  • 1 maçã
  • 1 pitada de noz-moscada.
  • Cravo e canela em pau

O procedimento é bastante simples e requer antes de tudo a preparação de especiarias.
Em seguida, descasque as laranjas e o limão. Lembre-se: quanto maior for a parte branca que você deixar na casca, menos doce será o vinho quente. Pegue então a maça, retire o caroço e corte-a em pedaços.

Antes de começar a cozinhar tudo, uma recomendação: não pense que tenha que ser usado um vinho de má qualidade só porque ele será aromatizado. Um bom vinho é sempre necessário para um bom vinho quente. Se você prefere um vinho encorpado e com uma boa graduação alcoólica aconselhamos um Nero d’Avola, que possui as características adequadas e um preço acessível.

Em uma panela, coloque o açúcar e adicione a canela, o cravo, a maçã picada e as cascas das frutas cítricas. Despeje por último o vinho. Conclua a receita com o ingrediente final: uma pitada de noz-moscada e misture bem tudo. Se você por acaso estiver com um pouco de dor de garganta ou resfriado, adicione algumas fatias de gengibre para fazer o clássico remedinho das vovós italianas.

Coloque a panela no fogão e deixe ferver. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos, continuando a girar o vinho quente para dissolver melhor o açúcar.
Neste ponto, é hora de uma operação fundamental: a fim de evaporar o álcool, coloque perto da superfície do vinho uma chama de um fósforo ou um isqueiro. Não entre em pânico se você ver chamas azuis, depois de alguns momentos elas sumirão e você poderá desligar o fogão.

Você pode escolher a melhor forma de servir o vinho quente. Alguns preferem manter no copo todas a frutas e especiarias, outros preferem filtrar tudo com uma peneira. A escolha é sua!

Também poderá te interessar:

1 Comment

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *