Uma torta de frango pede o melhor vinho italiano

Uma torta de frango pede o melhor vinho italiano

A torta de frango é uma receita de origem anglo-saxônica muito famosa no Brasil. Conhecer em detalhe cada um dos ingredientes vai nos ajudar a escolher o melhor vinho italiano para combinar.

Para a massa (6 porções):

  • 400g de farinha de trigo
  • 200g de manteiga
  • 120ml de água fria

A preparação da torta de frango…

…é rápida: coloque no liquidificador a farinha de trigo e a manteiga. Uma vez que a manteiga tiver misturada bem com a farinha, pegue esta massa e comece a trabalhar ela adicionando aos poucos a água até a massa ficar elástica e compacta. Cubra a massa com o plástico filme e deixe ela descansar por pelo menos 40 minutos antes de usá-la.
Se você não tiver tempo nem inclinação (como nós) pra fazer a massa na mão, você pode substituir este passo e comprar diretamente a massa pronta, como a folhada ou de pastel.

Para o recheio:

  • 1 kg de frango
  • 300g de champignon
  • 2 alhos-porros
  • 1 ovo
  • sal e pimenta q.b.

torta de frangoCozinhe e desfie o frango. Em uma panela, refogue o alho-poró com o azeite e uma xícara do caldo do frango que você cozinhou antes por cerca de 10 minutos. Em seguida, adicione o frango e os cogumelos. Agora a torta de frango esta pronta!

Uma dica…

se você quiser uma mistura cremosa, derreta em uma panela 40g de manteiga com 30 gramas de farinha e um pouco de leite. Você irá obter uma espécie de molho branco para adicionar ao final do cozimento do recheio.
Pegue a massa e abra-a em duas partes de 2 milímetros cada uma, estendendo uma parte sobre o fundo de uma forma untada. Coloque o recheio de frango e estenda a outra parte da massa em cima. Corte as bordas em excesso (ou dobre elas como nós fizemos), faça alguns furinhos em cima e pincele tudo com o ovo batido.

Coloque no forno por 50 minutos (30 minutos com a massa já pronta) a 190 graus e a torta estará pronta!

Combinação de vinhos com torta de frango…

A torta de frango é adequada para ser servida em diferentes momentos da uma refeição. Ela pode ser apresentada como uma entrada: neste caso aconselhamos um vinho branco seco e jovem (1-2 anos), ainda que ligeiramente frisante a ser servido a uma temperatura de cerca de 10 graus. Nós geralmente escolhemos um Greco di Tufo .

Se ao invés você quiser servir esta torta como um prato principal, recomendamos um vinho tinto, este também seco e jovem, um pouco frutado, como por exemplo, o Merlot ou um Nero d’Avola (na foto experimentamos o Frappato, um vinho siciliano que combinou muito bem).

Em qualquer caso, é sempre melhor optar por um vinho de baixo teor alcoólico para acompanhar a leveza do prato.

(Fonte imagem: http://www.pillsbury.com/recipes/classic-chicken-pot-pie/1401d418-ac0b-4b50-ad09-c6f1243fb992/)

Também poderá te interessar:

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *