Verdades e mentiras sobre o vinho novello

Verdades e mentiras sobre o vinho novello

Nos últimos anos o Novello conquistou o seu espaço no mundo do vinho, graças a sua semplicidade e por ser um vinho muito agradável. O vinho Novello, pra quem não sabe, é a versão italiana do vinho francês Beaujolais Noveaus, que é mais conhecido no Brasil e é nada mais que um vinho que é vendido logo após a colheita de suas uvas.

Mas como é possível que este processo seja tão rápido? O segredo está todo na maceração carbônica, aplicada antes da verdadeira vinificação. Os cachos de uvas inteiros são colocados dentro de uma cuba saturada de anidrido carbônico e ficam alí por um período que vai de 5 a 10 dias a uma temperatura de cerca 30 graus, para favorecer a produção de substâncias perfumadas e da glicerina, a migração dos pigmentos e outros componentes da casca até a polpa e a diminuição de uma parte do ácido málico. Além disso, para evitar uma perigosa oxidação, vem adicionado também anidrido sulfuroso.

Estas condições favorecem uma fermentação intracelular parcial, sem o intervento de leveduras, as quais serão adicionadas sucessivamente. A fermentação alcoólica de consequência será muito rápida (2 a 4 dias) e os vinhos possuirão cores intensas e muito vivas, aromas floreais, frutados e vinosos, serão frescos mas equilibrados, com delicados taninos e não adequados ao envelhecimento.

Por este motivo, os vinhos Novelli são os únicos que são comercializados tão cedo, a partir do dia 6 de novembro no mesmo ano da colheira e tudo isso deve estar escrito no rótulo do vinho. Como se pode perceber é um vinho que serve aos produtores a ter algum lucro antes da produção dos outros vinhos. Por isso, não espere um vinho complexo e estruturado, muito pelo contrário, é um vinho pare ser bebido sem grandes expectativas, acompanhado com algumas castanhas vai muito bem mas está longe de ser um vinho que nos emociona.

Se você quiser saber mais, continue seguindo a nossa rubrica

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *