Vegetariano? Uma deliciosa massa com Berinjela e Mussarela

Vegetariano? Uma deliciosa massa com Berinjela e Mussarela

O massa com berinjela e queijo é um prato típico da tradição siciliana e vem chamada de pasta alla Norma quando o queijo utilizado é a ricota mas uma versão mais dura e bem mais salgada. Nós do Pecado de Vinho te apresentamos uma versão adaptada aos gostos brasileiros com o queijo mussarela e ingredientes que você pode encontrar facilmente em supermercados.

Ingredientes:

  • 2 berinjelas
  • 400 g de tomate cereja
  • 1 dente de alho e bastante manjericão fresco
  • 300 g de massa penne
  • 250 g queijo parmesão
  • 100g mussarela
  • Sal, pimenta e azeite

Corte as berinjelas em cubos pequenos. Coloque um pouco de azeite em uma frigideira larga, adicione metade do alho e deixe ele fritar um pouco sem que ele escureça, daí então adicione as berinjelas. Deixe as berinjelas refogando e tempere tudo com sal e pimenta. Assim que elas estiverem prontas, coloque-as num prato junto com algumas folhas de manjericão e reserve.

Cozinhe a massa penne em bastante água e escorra a massa ainda al dente.

Corte os tomatinhos em 4 pedaços e refogue eles em fogo alto na mesma panela utilizada para as berinjelas com mais um pouco de azeite e a outra metade do alho. Tire os tomates do fogo e adicione novamente mais manjericão. Lembre-se de não deixar muito tempo os tomates refogando porque eles vão acabar de cozinhar no forno depois.

Coloque a massa em uma assadeira levemente untada com azeite, adicione as berinjelas e misture tudo. Coloque então por cima os tomatinhos cozidos antes. Leve para gratinar no forno já pré aquecido por alguns minutos. Na hora de servir o prato, adicione por cima pedaços de mussarela e um fio de azeite.

Harmonização de vinhos e a massa com berinjela e mussarela

Com este prato precisamos de um vinho que tenha características que se contrapõem com aquelas encontradas na massa: a tendência doce da massa em si, a oleosidade dada pelo azeite, a sensação gordurosa das berinjelas fritas, a leve acidez do tomate, o salgado da mussarela e por fim o toque aromático do manjericão.
Por isso as melhores combinações são vinhos brancos jovens e frutados, discretamente macios, frescos e leves, como um Trentino Chardonnay, um Cortese di Gavi ou um San Martino della Battaglia. Se quisermos ficar na Sicília, uma ótima opção também é o branco Grillo.

Se você é daqueles que não vive sem um vinho tinto, opte sempre pelos mais jovens e macios como um siciliano Cerasuolo di Vittoria, feito com uvas Montepulciano, um Pinot Nero ou até mesmo um Lagrein.

Fonte imagem: http://www.betterrecipes.com/blogs/daily-dish/2013/03/01/pasta-sauce-recipe/

3 Comments

  1. Fiz o pesto de manjericão, achei muito saboroso, mas achei que o alho deixou bem picante.

    Reply
    • Olà,
      pode ser que o alho fosse um pouco velho. Para evitar que se sinta muito o sabor do alho, tente dividir o dente de alho pela metade e tire a sua parte interna.

      Reply
  2. Aprovada sua lasanha light!!! Passei por aqui, gotesi e fiquei como seguidora…Receitinhas maravilhosas, je1 copiei algumas. Se puder, passa le1 na minha cozinha e fique e0 vontade. Bjs

    Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *