Tartufo de chocolate: a trufa italiana

Tartufo de chocolate: a trufa italiana

O tartufo ou a trufa italiana é um doce feito a partir de chocolate derretido no creme de leite fresco que, uma vez resfriado e solidificado, é feito a forma de bolinhas irregulares e coberto com cacau em pó.
A trufa no Brasil é já um doce muito famoso e desta vez te mostramos como esse doce é feito na Itália e com qual vinho podemos acompanhá-lo.

Nesta receita, nós também cobrimos as trufas com pistache picado, pedacinhos de chocolate e açúcar de confeiteiro, mas se você quiser, você pode personalizar suas trufas cobrindo-as com qualquer ingrediente a seu gosto, como por exemplo amêndoas ou avelãs picadas, raspas de chocolate (amargo, leite ou branco), coco ralado, amendoim picado, etc… Lembre-se também de usar somente ingredientes de ótima qualidade nesta receita.

Ingredientes para a Trufa Italiana (mais ou menos 40 trufas)

– 150 g de chocolate meio amargo
– 100 g de chocolate ao leite
– 150 ml de creme de leite fresco

Ingredientes para cobrir a Trufa Italiana

– 2 colheres de cacau amargo em pó
– 2 colheres de pistache granulado
– 2 colheres de açúcar de confeiteiro
– 2 colheres de chocolate granulado

Como preparar a Trufa Italiana

Pique finamente o chocolate meio amargo e ao leite. Despeje o creme de leite em uma panelinha e leve ao fogo até quase ferver, retire do fogo e adicione os dois tipos de chocolate. Mexa para dissolver o chocolate até que toda a mistura fique lisa e livre de grumos.
Continue mexendo até que a mistura fique cremosa. Deixe, em seguida, esfriar completamente e depois, quando ela estiver fria mas ainda não totalmente sólida, misture vigorosamente para se obter um composto mais claro e fluido.

Com o auxílio de duas colheres pegue um pouco do creme e molde passando de uma colher para outra e depois e coloque em cima do papel manteiga. Se você não souber trabalhar com as colheres você pode usar um saco de confeiteiro ou usar as mãos para fazer as bolinhas. Leve então à geladeira por mais ou menos 2 horas até endurecer.

Retire da geladeira e passe as bolinhas no cacau em pó ou na cobertura que você escolheu. Armazene as trufas em um lugar fresco ou na geladeira em um recipiente coberto até a hora que você desejar servir.

Com qual vinho harmonizar a Trufa Italiana

A Trufa pede um vinho passito doce robusto, mas sedoso, equilibrado e com um bouquet complexo. Opções ótimas são a versão passito do Sagrantino de Montefalco ou o Moscato di Pantelleria, conhecido também como Zibibbo.

1 Comment

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *