Sushi e Vinho

Sushi e Vinho

A história do Brasil é a história de um país construído por muitos grupos étnicos. Entre eles, a população japonesa também já conquistou o seu lugar na terra do samba. Estima-se que 1,5 milhões de brasileiros são descendentes de japoneses!

Quando se fala do Japão é difícil não pensar na sua cozinha particular, interpretada pelas hábeis mãos asiáticas como se fosse uma arte. A nobre arte de fazer pratos simples, como o arroz em composições elegantes com peixes, algas e ervas diversas.

O sushi não é nada mais que arroz temperado com vinagre de arroz e peixe cru, mas não pode ser confundido com o sashimi, que ao contrário é peixe cru fatiado, servido apenas com alguns molhos. Os acompanhamentos mais famosos para o sushi e o sashimi são feitos de soja e wasabi.

Nós não estamos acostumados a ver japoneses acompanharem as suas refeições com vinho. Na verdade, muitas vezes eles preferem beber cerveja ou a famosa sopa de miso mas nós, apaixonados por vinhos, gostamos da idéia de experimenta-los com uma cozinha, que especialmente nos últimos anos, está se tornando cada vez mais elegante. Partimos da idéia de que a culinária japonesa é muito leve, saborosa, mas não, como podemos dizer… intrusa, sendo muitas vezes simplesmente crua e a base de peixe.

Na maioria dos casos, um vinho branco com boa acidez como um Sauvignon é adequado, mas se somos fãns da culinária japonesa, não é só pelo seu sabor, mas também pela elegância que expressa, por isso recomendamos um vinho seco espumante como o Franciacorta. Se o prato é temperado com molhos e condimentos picantes indicamos então um vinho mais persistente e encorpado como Gewurztraminer.

Se for a base de carnes grelhadas, é melhor então passar para um tinto corposo, como o Merlot ou vinhos a base de uvas Sangiovese.

Tin-tin!

Também poderá te interessar:

  1. VINHO TINTO E PEIXE
  2. CARACTERISTICAS DO SAUVIGNON
  3. CARACTERISTICAS DO MERLOT
  4. COMO ESCOLHER UM BOM ESPUMANTE

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *