Sorvete alcoólico: o Sgroppino!

Sorvete alcoólico: o Sgroppino!

Sorvete alcoólico: sgroppino ou “sgropìn” no dialeto veneziano, é feito de sorvete, vodka e prosecco. Muito fresco e digestivo, ele provêm da região do Veneto, que além do Spritz, criou este tipo de sorvete alcoólico. Aqui a gente te ensina como fazer esta delícia.

Ingredientes para 5 pessoas
400g de sorvete de limão
1 xíc. de café de Limoncello (não é obrigatório)
1 xíc. de café de Prosecco
½ copo de Vodka

Como preparar
Bata o sorvete de limão no liquidificador até que ele fique cremoso. Adicione o Limoncello, o Prosecco e a Vodka e misture tudo até que se torne um creme bem homogêneo e espumoso.
Você pode adicionar um pouco mais de Prosecco se você quiser um sgroppino mais líquido e se você não tem um liquidificador, você pode sempre tentar bater na mão mas é meio cansativo e se sentirá mais os pedaços de gelo depois.

Antes de beber, coloque a mistura na geladeira por 3-4 horas. Sirva o sgroppino no flute e se desejar adicione raspas de limão.

A tradição, que remonta ao século XVI, apresenta o sgroppino como um interlúdio, servido no meio da refeição, limpando o paladar para provar novos pratos à base de peixe ou carne, como o nosso famoso abacaxi na churrascaria. O sgroppino também é perfeito servido como digestivo após as refeições (especialmente em almoços e jantares de longos).

No entanto, se você quer algo fresco e refrescante, nada te impede de bebê-lo como aperitivo mas cuidado, é sempre alcoólico!

Também poderá te interessar:

  1. SPRITZ, UM APERITIVO TUDO ITALIANO
  2. CARACTERISTICAS DO PROSECCO
  3. COMO ESCOLHER UM BOM ESPUMANTE
  4. OS MELHORES ESPUMANTES ITALIANOS

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *