A simples e delicada Panna Cotta italiana

A simples e delicada Panna Cotta italiana

A Panna Cotta é com certeza uma das sobremesas mais populares e apreciadas não somente na Itália mas no mundo inteiro. De simples preparação e aroma particularmente delicado esta sobremesa pode ser preparada com muitas variações, na verdade existem muitas preparações semelhantes que exigem a adição de outros ingredientes para criar novos sabores. Aqui te passamos a receita base da Panna Cotta e te deixamos livre para novas criações.

A Panna Cotta nasceu na região do Piemonte e é feita com ingredientes muitos simples. Vai bem em qualquer época do ano, graças à infinita variedade de caldas, como caramelo, chocolate derretido, doce de leite ou caldas feitas de frutas frescas da estação. Uma das combinações mais comuns é com a calda feita de frutas silvestres.

Ingredientes para a Panna Cotta

– 500 ml de creme de leite fresco
– 150 g de açúcar de confeiteiro
– 3 folhas (6 g) de gelatina incolor
– 1 fava de baunilha

Como preparar a Panna Cotta

Para preparar a Panna Cotta comece primeiro colocando de molho as folhas de gelatina em água fria por 10 minutos, corte verticalmente a fava de baunilha para raspar o pólen e reserve.
Em uma panela pequena coloque o creme de leite fresco, adicione o açúcar, o pólen e a fava da baunilha. Aqueça tudo em fogo baixo sem deixar ferver. Adicione então a gelatina já amaciada em água fria e mexa bem até que a gelatina tenha derretido completamente. Uma vez derretida, filtre todo o composto para retirar a fava de baunilha.

Prepare 4 forminhas individuais de 125 ml ou uma única forma com capacidade para mais de 500 ml. Molhe as forminhas com um pouco de água (se você quiser aromatizar a Panna Cotta utilize um pouco de licor no lugar na água), este procedimento irá ajudar a desenformar a Panna Cotta depois que ela estiver dura.
Coloque dentro das forminas o composto preparado e leve à geladeira por pelo menos 5 horas (melhor ainda se feita um dia antes). No momento em que você for servir, coloque as forminhas rapidamente na água quente antes para ajudar a desenformar.

Você poderá servir a Panna Cotta com as caldas que você desejar ou até mesmo pura, fica uma delícia!

Harmonização de Vinhos e Panna Cotta

Para permanecer na região do Piemonte, te aconselhamos um Moscato d’Asti, um vinho branco doce e muito aromtático. Uma outra opção pode ser o passito Ramandolo da região de Friuli Venezia Giulia, um vinho obviamente dolce que combina muito bem com a leveza e suavidade da Panna Cotta.

19 Comments

  1. quero que mim mande receitas deliciosas como essa

    Reply
  2. A qtde de acucar da receita é muito alta, diminua para 200 gramas, vai ficar mais suave.

    Reply
    • Oi Fabio, obrigada pela sugestao.
      De qualquer maneira vai de gosto, a nossa com 150 gr sempre nos agradou.

      Abraços!

      Reply
      • Sim 🙂

        Reply
  3. Nao entendi o acucar eh de 120 para 150 g e o Fabio mandou diminuir para 200g
    To confusinha!!!!@!@!@

    Reply
    • Ola Kren,
      acho melhor entre 120 e 150g….

      Reply
  4. maravilha eu ja fiz varias vezes essa receita….

    Reply
  5. uma boa dica de vinho

    Reply
  6. Boa noite,onde encontro fava d baunilha⁉pode usar a normal ⁉ou seja essência d baunilha⁉

    Reply
    • Oi Nina, pode usar a normal mesmo ou a essencia.
      Abraços!

      Reply
  7. Olá queria perguntar para quantas pessoas é esta receita??
    Obrigado.

    Reply
    • Olà Miguel,
      3/4 pessoas.

      Reply
  8. Oi. O creme de leite fresco são as vulgares natas encontrados nos super aqui em Portugal?

    Reply
    • Boa tarde, Andreia. Já vivi em Portugal, e posso te dizer que sim. As Natas daí, sao os cremes de leite frescos daqui.

      Reply
  9. Fiz a panna cotta, mas não sei em que errei. No momento em que desenformei, a gelatina se separou do creme, deixando uma película borrachuda em cima.

    Reply
    • Oi Renato, tudo bem? Talvez voce nao tenha derretido completamente a gelatina? Ou pode ser tambem que o composto nao estava frio completamente quando voce colocou na geladeira.
      Abraços!
      Bruna

      Reply
    • Olá! Sugiro fazer um banho-maria invertido em uma tigela com água e gelo antes de enformar o creme. Assim ela vai se manter uniforme 😉

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *