Sassicaia, o Marquês de Itália

Sassicaia, o Marquês de Itália

Sabe quando você está comendo um pedaço de carne e dai experimenta a picanha? Para um estrangeiro a primeira coisa que passa pela sua cabeça é que aquela é a melhor carne que o Brasil pode fazer. Daí depois ele experimenta um filet mignon tão suculento e perfeito que dá até vontade de chorar e novamente ele pensa: “Isto sim que é o Brasil!” Da mesma forma, você não pode acreditar que um Brunello ou um Amarone sejam os melhores vinhos da Itália sem ter experimentado antes um Sassicaia.

O Sassicaia é sem dúvida o melhor vinho produzido na Itália, com um caráter inconfundível. Claro que possuir uma garrafa sua pode significar ter economizado uma grana por um longo tempo mas mesmo experimentando somente uma taça sua em alguma enoteca bem abastecida poderá mudar o seu ponto de vista.

Nascido na Toscana pelas mãos do Marquês Mario Incisa della Rocchetta no final da década de 40 do século XX, só começou a ser comercializado em 1968. Na verdade, o Sassicaia não obteve um grande sucesso no começo, já que bebido jovem, como  de costume na época, resultava um pouco áspero. Apenas por uma coincidência alguém o experimentou de um barril que tinha sido esquecido em uma adega e percebeu o quanto ele tinha melhorado, até podendo ser comparado com os mais famosos Bordeaux. Assim, ele obteve uma identidade e foi até aleito como o primeiro “SuperTuscan”.

Supertuscan são aqueles vinhos toscanos que não respeitam a tradição da região: são produzidos a partir de uvas diferentes da clássica Sangiovese do Brunello ou do Chianti e muitas vezes são fermentados em barris por 12 a 24 meses. De fato, o Sassicaia é produzido principalmente com uva Cabernet Sauvignon.

O ano da colheita em que este vinho virou um mito é, sem dúvida, 1985. Após esta colheita, outras importantes foram as de 1988, 1990, 1995, 1997 e de 2004. Se acontecer de você possuir uma garrafa de tantos anos, você pode se considerar extremamente sortudo e até mais rico! As safras mais recentes são ainda muito imaturas para serem consideradas na sua totalidade.

Quer saber mais sobre o Sassicaia? Encontre aqui algumas informações técnicas e as características organolépticas para harmonizá-lo com alguns pratos.

(Fonte imagem: http://www.slowfood.it/slowine/i-fill-my-glass-whit-a-lot-of-sass-ovvero-mitica-verticale-di-sassicaia-alla-banca-del-vino/)

Também poderá te interessar:

4 Comments

  1. adorei as informacoes obetidas sobre o vinho sassicais.muinto obrigado.

    Reply
    • Oi Darci,
      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Se tiver algum assunto ou vinho que você quiser ver por aqui, pode escrever pra gente.
      Abraços

      Reply
  2. Sou amante de vinho, gostaria muito de experimentar o Sassicaia, vocês poderiam indicar uma enoteca no Brasil onde servem este vinho.
    Parabéns pelas informações elas foram de grande valia.
    Obrigada

    Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *