Salame de Chocolate: aqui a receita original

Salame de Chocolate: aqui a receita original

O salame de chocolate é um doce italianíssimo muito famoso e amado no seu país de origem. O seu sucesso está chegando ao Brasil e por isso aproveitamos para te dar a receita original, muito fácil de fazer e ideal para qualquer ocasião.

Este doce sofre algumas variações dependendo da região na Itália onde é feito, no Piemonte por exemplo, ele vem preparado com gianduia, chocolate amargo, amêndoas e avelãs, que tentação! Nós escolhemos a versão mais simples com chocolate e bolachas Maizena, mas no lugar das bolachas você pode colocar também pedaços de torrone.

Ingredientes para o Salame de Chocolate

  • 300g de bolacha Maizena
  • 150g de manteiga
  • 100g de açúcar
  • 200g de chocolate meio amargo
  • 2 ovos
  • 2 colheres de chá de rum

Como preparar o Salame de Chocolate

Para começar a preparação do salame de chocolate deixe a manteiga fora da geladeira para que ela amoleça em temperatura ambiente. Enquanto isso, pique as bolachas grosseiramente e coloque-as em uma tigela. Derreta o chocolate em banho-maria mexendo ele com uma colher de pau, até que se torne cremoso e sem grumos, deixe então ele esfriar.

Quando a manteiga estiver bastante macia, adicione a ela gradualmente o açúcar, os ovos, o chocolate derretido já frio e o rum, tudo com a ajuda de uma espátula.
Misture bem e despeje o composto na tigela onde estão as bolachas picadas e misture tudo. Neste ponto, você terá a massa para o salame de chocolate pronta, agora cabe a você decidir se você quer fazer um salame só com toda a massa ou dividi-la, fazendo assim dois salames menores.

Para que a massa fique na forma clássica de salame, você tem que colocá-la em uma folha de papel vegetal e enrolar tudo pressionando até obter uma forma cilíndrica. Enrole tudo depois no papel alumínio e coloque na geladeira até que fique durinho (pelo menos duas ou três horas) em seguida, ele estará pronto para ser cortado e devorado!

Harmonização de Vinhos e Salame de Chocolate

Para um doce tão gostoso, te aconselhamos um Asti Spumante. Este vinho além de ser delicioso, vai te ajudar a limpar a boca para poder devorar mais e mais pedaços do Salame de Chocolate.
O Asti Spumante é um vinho espumante de cor amarelo-palha com borbulhas pequenas e persistentes. O seu perfume é delicado, característico do Moscato e possue um sabor aromático e levemente doce, o que irá atenuar a sensação açucarada do Salame de Chocolate no paladar.

Também poderá te interessar:

4 Comments

  1. OVOS CRUS ??

    Reply
    • Sim os ovos se coszinha com o calor da massa

      Reply
      • Cuidado com a salmonela. Jamais devemos consumir ovos crus e a receita manda colocar os ovos no chocolate frio.

        Reply
        • Nao diria “jamais” mas se voce preferir voce pode usar ovo pasteurizados para evitar a salmonela.
          Abraços

          Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *