Rondelli ou Cannelloni com espinafre e ricota

Rondelli ou Cannelloni com espinafre e ricota

No Brasil acreditam que o rondelli seja um prato típico da cozinha italiana (que pena, porque é muito bom). Como alternativa, vamos propor uma opção que mais se aproxima com esta receita brasileira: o cannelloni.

Como a lasanha e muitas outras receitas italianas de massa fresca, o canneloni é um prato original da região de Emilia Romagna. Em toda a Itália existem diversas variações desta receita e escolhemos para apresentar aos leitores do Pecado de Vinho, a variante dietética e saborosa com ricota e espinafre (recheio que combina perfeitamente com o rondelli), acompanhada por um vinho branco como o Chardonnay ou o Verdicchio dei colli di Jesi.

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 500g de espinafre
  • 400g de queijo
  • 300g de massa fresca ou cannelloni já pronto
  • 50g de queijo parmesão
  • 1/2 litro de molho branco
  • sal

Vinhos para harmonizar: Chardonnay, Verdicchio das colinas de Jesi

A preparação é muito simples. Primeiro limpe o espinafre em bastante água fria, deixe-os ferver por cerca de 10 minutos e escorra bem para eliminar a água de cozimento. Assim que estiverem mornos, misture-os com ricota e uma parte do queijo parmesão. Com esta mistura recheie o cannelloni.

Em seguida, preparar forre uma forma com um pouco de manteiga  e preencha com uma fina camada com um pouco de molho branco. Coloque os cannelloni já recheados, cubra com o molho restante e polvilhe com o queijo parmesão ralado.

Asse em forno pré-aquecido a 200 graus por 20 minutos. A massa esta pronta quando ficar bem dourada na na superfície.

Este saboroso prato vegetariano que combina muito com o verão pode ser acompanhado por um vinho branco com uma boa estrutura como o Verdicchio ou o Chardonnay. Na verdade, a maciez destes vinhos (tendência de um vinho não muito alcoólico de encher a boca) e a doçura deles, servem para contrabalançar a tendência amarga dada pelo espinafre ajudando a harmonizar esta receita.

Nós dizer outra coisa que senão: bom apetite!

Também poderá te interessar:

  1. CARACTERISTICAS DO CHARDONNAY
  2. CARACTERISTICAS DO VERDICCHIO
  3. A VERDADEIRA RECEITA DA LASANHA A BOLONHESA
  4. REGRAS BáSICA PARA HARMONIZACãO DOS VINHOS

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *