Polenta frita

Em teoria, a polenta frita nasce para terminar aquela polenta que sobrou do dia anterior mas na verdade ela é tão boa que às vezes a gente só faz a polenta para deixar ela sobrar e fritar depois.

Todos nós conhecemos o processo para preparar uma boa polenta, mas se você quiser mais dicas e conhecer todos os segredos leia este nosso artigo clicando aqui.
Depois que a polenta estiver pronta, estender ela em um tabuleiro ou em um prato grande o suficiente para permitir que ela esfrie. Quando ela endurecer, corte-a em retângulos como se fossem enormes batatas fritas.
Coloque o óleo para esquentar um uma panela alta o suficiente para cobrir as fatias de polenta. Dica: adicione ao óleo de fritura um fio de azeite para realçar o sabor.

Quando o óleo ferver coloque as fatias de polenta para fritar até que elas fiquem bem crocantes por fora (entre 10 a 15 minutos de cozimento).

Quando elas estiverem fritas, coloque-as em um prato forrado com papel manteiga e adicione um pouco de sal. Para deixá-las ainda mais gostosas rale por cima qualquer tipo de queijo que irá derreter com o calor da polenta e polvilhe com um pouco de pimenta.

Sua polenta frita está pronta para ser servida sozinha como uma entradinha ou para acompanhar outros pratos.

Como harmonizar polenta frita com vinhos

Para um aperitivo refrescante sirva a polenta frita com vinhos espumantes como o Prosecco. Este irá ajudar a limpar a boca da oleosidade da fritura.