Polenta concia (ou com queijos) italiana

A polenta concia é uma das mais deliciosas receitas que você pode preparar com a polenta. Não existe uma verdadeira receita ou regra, cada um acrescenta um pouco do queijo que desejar ou que estiver disponível. O importante é que o queijo derreta na polenta!

A polenta concia do Pecado de Vinho

Quer saber qual polenta nós do Pecado de Vinho preferimos? Nós gostamos de preparar a nossa bela polenta (clique neste link e descobrir todos os segredos de uma polenta perfeita) e adicionar todos os queijos mais gostosos do mundo 🙂

Ingredientes para a polenta concia

– 400 gr de polenta
– 400 gr de queijo gorgonzola
– 50 gr de queijo parmesão
– Um pouco de manteiga
– Algumas folhas de sálvia

Como preparar a polenta concia

Em uma panela aqueça a manteiga e joque algumas folhas de sálvia, deixe pegando o gostinho. Em seguida, pegue uma assadeira e espalhe esta manteiga na parte inferior. Estenda então uma primeira camada de polenta e cubra com pedaços de gorgonzola. Adicione depois uma outra camada de polenta e depois novamente o gorgonzola. Polvilhe tudo com queijo parmesão ralado.

Coloque no forno pré-aquecido a 200 graus e cozinhe a polenta por 15-20 minutos a 180 graus.

Como combinar a polenta concia com vinhos

O queijo gorgonzola é o mestre indiscutível desta receita, por isso precisamos então de vinhos tintos ou brancos que se caracterizam por uma certa maciez e sabor.
Entre os brancos te aconselhamos o excelente Riesling, o Pinot Bianco e o Gavi, entre os vinhos tintos com certeza o Dolcetto d’Alba e Barbera ainda que levemente frisantes, mas também vinhos como o Chianti Classico, Merlot e o Montepulciano d’Abruzzo.

(Fonte imagem: http://www.galbani.it/ricette/polentaconcia.html)