Pizza e vinho

Pizza e vinho

Talvez a gente não esteja acostumado a tomar vinho com uma pizza simplesmente porque nas pizzarias não é fácil encontrar uma lista de vinhos ou vinhos de qualidade adequados a pizza. No entanto, o vinho com a pizza é uma combinação que vc pode e deve tentar. Além do mais, substituir a cerveja pode ajudar a reduzir aquela sensação de inchaço depois de comer, especialmente nas noites quentes, onde a cerveja só nos faz suar ainda mais.

Uma vez que na pizza são quase sempre presentes tomates e lacticínios, a primeira harmonização que pensamos ocorre com o vinho branco. Se a pizza é recheada com muito queijo ou com muçarela de búfala, é mais adequado um vinho não muito corposo, como o Verdicchio. Se são pizzas com sabores fortes e picantes, como salame ou salgada como as pizzas com anchovas será melhor optar por um vinho bem estruturado como o Grego di Tufo.

Se você ama um espumante brut, a combinação perfeita são as pizzas com queijo ou vegetais, com a clássica margherita. Continuando com os frisantes, um Lambrusco é sempre bom e a sua efervescência ajuda na digestão: neste caso, é a combinação perfeita são as pizzas mais fortes, mais gordurosas, como a pizza calabresa.

Existem também os vinhos rosados, que na nossa opinião, talvez sejam os melhores para harmonizar com a pizza. Enfim, existe uma opção para todos os gostos. Em geral, é bom lembrar que se a pizza é coberta com tomate ou molho de tomate, é melhor que ela seja acompanhada por vinhos brancos, porque o tomate é caracterizado por uma elevada acidez, então um vinho tinto e uma pizza com tomate tende a deixar um sabor amargo na boca.

Uma pizza sem molho de tomate mas com presunto combina bem com vinhos rosados jovens e não muito alcoólicos. Além disso, quanto mais a pizza tenha um sabor forte e saboroso, mais ela combina com vinhos corposos e estruturados.

Da próxima vez que vc for numa pizzaria, tente esta harmonização, você não irá mais viver sem!

Tin, tin!

Também poderá te interessar:

  1. COMO ESCOLHER UM BOM LAMBRUSCO
  2. COMO ESCOLHER UM BOM ESPUMANTE
  3. MASSA DE PIZZA FEITA EM CASA
  4. 10 RECEITAS DE PIZZA MAIS PEDIDAS NA ITALIA

3 Comments

  1. Obrigada por compartilhar!

    Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dia da Pizza: veja como harmonizar essa delícia com vinho | Copa&Cia – Blog - […] Guia da semana, Pecado de vinho, Vinho Sim, […]
  2. Dia da Pizza: veja como harmonizar essa delícia com vinho - Copa&Cia - Blog - […] do país para comemorar e saborear diferentes e exóticos sabores de pizza. Fonte: Guia da semana, Pecado de vinho,…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *