Inove com o Pesto de Abobrinha!

pesto de abobrinha
Já deu pra perceber que gostamos muito do molho pesto e de todas as suas variações, desta vez te apresentamos um tipo de pesto não muito comum ao paladar brasileiro mas que com certeza precisa ganhar mais espaço: o pesto de abobrinha! O molho pesto abobrinha é um delicioso, perfumado e se encaixa perfeitamente com qualquer tipo de massa. Por exemplo, nós já utilizamos ele para acompanhar a massa garganelli com camarões e podemos te garantir que fo resultado foi stupendo. O pesto de abobrinha é muito rápido de se preparar e o seu sabor é ideal para temporada de verão, mas como somos gulosos gostamos dele o ano todo. Basta colocar no liquidificar algumas folhas de manjericão, um punhado de amêndoas, um pouco dos famosos pinoli e as abobrinhas raladas depois destas terem perdido a sua água. Assim você terá um creme delicado adequado para todos os tipos de massas. Se você quiser deixar o pesto de abobrinha ainda mais fresco, adicione algumas folhas de hortelã!

Ingredientes para o pesto de abobrinha

  • 200gr de abobrinhas
  • 30gr de pinoli
  • 10gr de manjericão
  • 1-2 dentes de alho
  • 30gr de parmesão ralado
  • 10gr de amêndoas
  • Azeite extra-vigem de oliva e sal q.b.

Como preparar o pesto de abobrinha

Para preparar o pesto de abobrinha lave as abobrinhas, corte as extremidades e rale elas com um ralador grosso. Coloque a abobrinha ralada em uma peneira e adicione um pouco de sal, de modo que elas percam o excesso de líquido. Enquanto isso, em liquidificador, coloque as folhas de manjericão, os dentes de alho, as amêndoas, o pinoli, o azeite de oliva extra-virgem e o queijo parmesão ralado. Bata no liquidificador todos os ingredientes e acrescente um pouco a mais de azeite e uma pitada de sal, de acordo com o seu gosto. Adicione a abobrinha, sem a água, ao composto e com um outro fio de azeite bata ele novamente no liquidificador. O pesto de abobrinha deve ser um composto liso e homogêneo. Conservação do pesto de abobrinha O pesto de abobrinha vá conservado na geladeira, coberto com uma camada de azeite, por até 2 dias ou você pode fazer monoporções para serem congeladas e utilizadas quando você quiser.

Hamonização de vinhos com o pesto de abobrinha

Obviamente, na hora de escolher o vinho, vai depender muito também qual o outro ingrediente esta acompanhando o pesto de abobrinha, como na massa que citamos acima com os camarões. Geralmente este tipo de pesto acompanha massas com peixe ou frutos do mar, por isso te aconselhamos um vinho branco fresco e seco como um Greco Di Tufo. Este mesmo vinho acompanha muito bem até se o o único ingrediente da massa for o pesto de abobrinha.

…Veja outras receitas de Pesto…