Páscoa: harmonização de Chocolate e Vinho

Páscoa: harmonização de Chocolate e Vinho

A Páscoa está chegando e você já pensou se vinho e chocolate dá certo? Algumas pessoas são completamente descrentes deste tipo de harmonização e dizem já de cara que chocolate só dá certo mesmo com destilados. Nós do Pecado de Vinho gostamos de harmonizações arriscadas e de quebrar tabus, por isso vamos te dar algumas dicas para poder combinar duas coisas tão deliciosas: chocolate e vinho.

Se é verdade que a maior parte das sobremesas feitas com cacau casam bem com vinhos doces, alguns tipos de chocolate podem, ao contrário, se revelar um desafio para qualquer tipo de harmonização devido a tendência amarga e a enorme persistência gusto-olfativa do chocolate, principalmente se falamos de chocolate meio amargo… Mas vamos começar pelos mais fáceis:

Chocolate Branco

O chocolate branco é muito doce e não há toda aquela aromaticidade do chocolate a base de cacau. Seu gosto é mais amável, motivo pelo qual vinhos passitos como o Erbaluce di Caluso ou o Recioto di Soave podem criar delicadas e satisfatórias combinações.

Chocolate ao Leite

Provavelmente o preferido dos brasileiros, no chocolate ao leite o cacau começa a aparecer e a pedir algo mais em relação ao vinho. O vinho doce siciliano Malvasia delle Lipari, alguns tipos de Vin Santo toscanos ou o Aleatico di Gradoli podem ser opções muito válidas.
Se no chocolate for presente também algum tipo de fruta seca ou café, experimente combinar com um Montefalco Sagrantino Passito, é uma tentação.

Chocolate meio-amargo e amargo

Muito apreciados pelos italianos, a harmonização neste caso começa a ficar mais complicada, ainda que o chocolate não seja completamente amargo. Pode-se tentar com um vinho aromatizado como o Barolo Chinato mas se o chocolate é realmente strong te aconselhamos um vinho licoroso siciliano imbatível como o Marsala.

Em alguns casos, infelizmente, nenhum vinho consegue vencer a força do chocolate e aí sim precisamos nos arrender aos destilados, mas como sabemos que geralmente os gostos brasileiros são mais doces que amargos, vinhos passitos, licorosos e aromatizados são uma ótima opção e irão te ajudar a causar uma ótima impressão nesta Páscoa.

Buona Pasqua!

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *