Panzanella: uma fresca salada de pão italiana!

Panzanella: uma fresca salada de pão italiana!

Fresca, barata e saborosa: a Panzanella, uma salada rústica feita de pão perfeita para o verão, nasce na Toscana como um prato de origem camponesa que vinha consumido nos campos por trabalhadores que permaneciam fora da casa durante todo o dia e é muito simples de se preparar (não requer cozimento). Os ingredientes principais da Panzanella, que pode ser considerada um prato principal, são o pão envelhecido, tomate, pepino, cebola vermelha, manjericão, sal, pimenta, vinagre de vinho branco e azeite.

Ingredientes para 2 ou 3 pessoas

• 2 tomates maduros (se quiser você pode usar o tomate cereja também)
• 15 folhas de manjericão fresco
• 400 gr de pão italiano fatiado
• 1 pepino pequeno
• 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
• 1 cebola vermelha grande
• Azeite extra-virgem
• Sal
• Pimenta do reino

Como preparar a Panzanella

Para preparar a Panzanella descasque e corte a cebola em fatias finas, em seguida, coloque as fatias de molho em uma tigela com água e uma colher de sopa de vinagre de vinho branco, por pelo menos 2 horas. Enquanto isso, descasque o pepino com a ajuda de um descascador de batatas, corte-o em fatias finas e reserve. Por último, lave e pique os tomates, retire as sementes e também reserve.

Faça atenção ao uso do pão que deve ser amanhecido, com a crosta dura e com o miolo capaz de absorver todo os temperos sem virar uma papa.
Pegue as fatias de pão, remova a crosta com uma faca e em seguida umedeça as fatias com uma solução de água e vinagre (uma colher de sopa) sem molhar elas demais. Assim que o pão estiver macio, aperte-o com as mãos para retirar o excesso do líquido, pique-o em pedaços mais ou menos grossos com as mãos e coloque tudo uma saladeira.

Escorra as fatias de cebola que estavam de molho na água com o vinagre e adicione-as na saladeira com o pão. Em seguida, adicione os tomates, o pepino e as folhas de manjericão picadas com a mão. Delicadamente misture todos os ingredientes com uma colher, tempere com azeite extra virgem, sal e pimenta.

Mexa novamente, experimente, e se quiser, adicione mais vinagre. Deixe a Panzanella na geladeira descansando por pelo menos uma hora, para que ela pegue ainda mais sabor.
A Panzanella estará pronta: no momento de servir remova-a da geladeira pelo menos 15 minutos antes de consumir para que ela retorne à temperatura ambiente.

Conservação da Panzanella

Você pode conservar a Panzanella na geladeira, fechada em um recipiente hermético, por não mais do que dois dias (senão o tomate corre o risco de azedar).

Dicas

A Panzanella sofreu ao longo dos anos numerosas reinterpretações e enriquecimentos, tais como a adição de vários ingredientes, como alface, ovos cozidos, anchovas, atum, aipo e qualquer outra coisa que a imaginação pode criar… experimente criar a sua versão, tentar não custa nada!

Como combinar a Panzanella com vinhos

Este prato de verão em sua simplicidade de execução reserva muitas dificuldades na harmonização com vinhos.
Os ingredientes como a cebola crua, o pepino, o uso do vinagre (que deve ser moderado!), cria problemas óbvios para a harmonização. Todavia, a fresquesa dos ingredientes é semelhante com a de alguns vinhos, dada a natureza sazonal do prato. Por isso é bom para acompanhar esta salada com um vinho branco, fresco e de verão. O gosto deve ser macio o bastante para contrariar a tendência ácida e oleosidade do prato. Boas opções de vinho branco podem ser um Vermentino, um Sauvignon ou até mesmo um Chardonnay mais jovem.

Curiosidade

Venha experimentá-la diretamente na Itália!
Em Lamoli, uma pequena aldeia da comuna de Borgo Pace a poucos quilómetros da fronteira da Toscana, desde 1968, é organizado em meados de agosto o festival da Panzanella!

2 Comments

  1. muito boa otimo

    Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pão italiano: aproveite-o ao máximo em receitas incríveis. – Empório Buenos Frios - […] (do blog Pecado de Vinho) […]

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *