Os deliciosos Involtini do Pecado de Vinho!

Os deliciosos Involtini do Pecado de Vinho!

O Involtini alla messinese são simples e saborosos enroladinhos de carne típicos de Messina, uma cidade siciliana. A sua principal característica é a base do recheio, constituído por pão transformado em farinha, na Sicília é conhecido como “pangratatto condito”, uma espécie de farinha de rosca temperada.

Como sempre acontece com as receitas tradicionais, existem muitas variações do Involtini alla messinese e cada família tem sua própria receita: as diferenças são geralmente na presença ou ausência de alho e queijo derretido no recheio. A versão que apresentamos hoje é a nossa receita de casa, certamente a mais adequada para os leitores do Pecado de Vinho!

Ingredientes para 4 porções

• 600 gr de carne cortada em fatias muito finas,
• 300 gr de farinha de rosca para o recheio e para empanar o enroladinho
• Gemas de ovo para empanar
• Salsinha picada bem fina
• 1 dente de alho finamente picado (opcional)
• 120 gr de queijo ralado
• 150 gr de queijo (de sua escolha) em cubos
• Azeite extra virgem
• Sal e pimenta
• Palitos grandes de madeira ou de ferro

Como preparar o Involtini alla messinese

Prepare o recheio em um recipiente de medidas adequadas: misture a farinha de rosca (tendo o cuidado de preservar um pouco para empanar depois) com o queijo ralado, a salsinha, o alho, um pouco de sal e pimenta e um fiozinho de azeite, apenas o suficiente para haver um composto ligeiramente úmido.
Trabalhe bem o composto para que fique uniforme, tomando cuidado para que não se criem grumos.

Passe um pouco de azeite nas fatias de carne de ambos os lados, reservando as fatias em uma superfície de trabalho. Os cortes de carne mais adequados para esta receita são: a maminha da alcatra, lagarto ou contrafilé.
Coloque em cada fatia cerca de uma colher de chá da farinha de rosca temperada e em seguida, adicione um cubinho de queijo.

Feche os involtini enrolando a partir das extremidades. Em seguida, fixe as extremidades com os palitos de modo que os involtini fiquem fechados e o recheio não saia.

Passe cada involtini na gemas batidas e logo depois na farinha de rosca. Se você quiser acelerar o cozimento você pode empanar mais de 1 involtino em um único palito madeira grande o suficiente para mais de 1 obviamente.

Agora só nos resta cozinhar o involtini alla messinese: de preferência na churrasqueira, senão você pode cozinhar numa grelha bem grande ou no forno a 200 graus por cerca de 15 minutos. Se você fizer na churrasqueira e estiver usando os palitos de madeira, lembre-se de deixá-los na água antes de usá-los para evitar que se queimem durante o cozimento.

Como combinar vinhos e o Involtini alla messinese

Para contrastar a suculência da carne, o leve gosto doce dado pelo farinha e a aromaticidade do recheio, prefira vinhos tintos jovens com uma certa maciez, de médio corpo e teor alcólico e com uma certa persistência gosto-olfativa. Boas opções são o Alto Adige Lagrein, um Chianti Colli Pisane, um Teroldego Rotaliano ou um Cesanese del Piglio.

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *