Massa de pizza feita em casa

Massa de pizza feita em casa

Já tivemos a oportunidade de falar sobre como harmonizar vinho com pizza (e sabemos que a de São Paulo está entre uma das melhores do mundo). Mas e fazer massa de pizza em casa? Não é tão difícil, basta seguir algumas regras básicas e ter paciência 🙂

Os ingredientes básicos para fazer qualquer massa de pizza, das mais finas italianas até aquelas grossas americanas, são: farinha, água, fermento, óleo e sal.

Para 4 pessoas:

  • 600ml de água
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • cerca de 20g de sal
  • 25g de fermento para pão
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 1kg de farinha

Para preparar a massa de pizza é necessário que você faça uma espécie de montanha com a farinha em uma tigela grande e faça um buraco no centro. Em um copo de água morna, dissolva o fermento e o açúcar. Misture tudo até que se dissolva bem e despeje tudo dentro do buraco no centro da farinha.

Em outro copo com água morna, dissolva 20gr de sal e despeje-o na farinha junto com o óleo. Comece a misturar tudo gradualmente adicionando o restante da água, até que se forme uma consistência lisa e elástica (dependendo da farinha usada, pode servir um pouco mais ou menos de água).

Assim que a mistura ficar bem lisinha, coloque ela em uma tigela enfarinhada e cubra com um pano limpo e um pouco úmido. Depois de cerca uma hora, uma hora e meia, a massa vai dobrar de volume e você agora poderá dividi-la em partes iguais e estendê-la para preparar as pizzas que você mais gosta.

Se você quiser experimentar uma nova combinação e descobrir qual é o melhor vinho para harmonizar com as pizzas, dá uma olhada neste artigo aonde estão todas as dicas para esta harmonização.

Também poderá te interessar:

  1. PIZZA E VINHO
  2. 10 RECEITAS DE PIZZA MAIS PEDIDAS NA ITALIA
  3. RONDELLI COM RICOTA E ESPINAFRE
  4. MOQUECA E VINHO BRANCO

3 Comments

  1. Olá, gostei da aparência da massa, precisa pré-assar para colocar os ingredientes? vc já pré-assou para rechear e assar no dia seguinte?

    Vou tentar fazer essa massa, tem algumas receitas na internet que dizem ser ótimas, mas ficam horríveis, quem sabe essa que veio da Itália seja bem melhor.

    Grata,

    Kelly

    Reply
    • Olá Kelly,
      Não é necessário pré-assar a massa antes de colocar os ingredientes. Os passos para fazer a pizza são simples: coloque um pouco de óleo sobre uma forma e estenda a massa da pizza (crua) por cima. Coloque o molho (somente o molho) e leve ao forno já pré-aquecido a 220 graus por cerca 10 minutos.
      Retire a pizza do forno e adicione o recheio desejado. Geralmente o tempo de cozimento será menor já que a mozzarella não precisa de muito tempo para derreter (por este mesmo motivo ela não foi colocada antes).
      Esta massa é fresca por isso aconselhamos você a utilizar ela no mesmo momento, mesmo porque senão ela cresceria demais se você deixasse ela descansando pro dia seguinte.

      Avisa a gente como veio a sua, esperamos que seja um sucesso.
      Abraços

      Reply
      • Oi Luca, muito grata pelo rápido retorno, assim posso fazer amanhã,essa parte dos 10min no forno não tinha na receita acima a minha dúvida era seu poderia pré-assar esses 10min e depois rechear e assar no dia seguinte.

        Abraços,
        Depois digo se ficou boa

        Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *