Macarrão com queijo, um mito italiano

Macarrão com queijo, um mito italiano

No Brasil, como em outras partes do mundo, muitas vezes com o termo “maccheroni” geralmente significa simplesmente qualquer tipo de massa. Basta digitar o termo “macarrão” no google para ver quantos e quais os diferentes tipos de massas que podem ser preparadas.

macarrao

fig. 1

De fato, o macarrão é um tipo específico de massa (fig. 1) curto e cilíndrica, ligeiramente curvada adequada a várias preparações e simplesmente perfeita com molhos como o ragu de carne (você pode encontrar a nossa receita para o ragu dentro do artigo dedicado à lasanha).

A nossa receita favorita e aquela que consideramos a mais delicada é a do Macarrão com queijo (aos 4 queijos) no forno.
Dado que nem todos os queijos necessários para a receita tradicional italiana estão disponíveis no Brasil, tentamos adaptar esta receita aos ingredientes brasileiros.

Ingredientes para 6 pessoas:

macarrao com queijo– 600g de macarrão
– 1 colher de sopa de manteiga
– Bechamel q.b.
– 200g de queijo cheddar
– 200g de queijo parmesão ralado
– 100g de gorgonzola
– 200g de provolone
– Sal, pimenta e noz-moscada q.b.

PREPARAÇÃO

Corte o queijos em cubos, coloquei a massa para cozinhar (não use uma massa com ovos!) em água e sal e escorra-a quando estiver na metade do tempo de cozimento (4/5 minutos é o suficiente) reservando um copo da água do cozimento. Enquanto a massa esfria, unte uma assadeira com manteiga e com o molho bechamel o suficiente para cobrir o fundo. Despeje a massa na assadeira e adicione o copo da água do cozimento, misturando tudo.
Agora polvilhe tudo com vários queijos, deixando por último o parmesão. Termine com a noz-moscada e a pimenta.

Pré-aqueça o forno a 180 graus e cozinhe durante meia hora no modo normal e os últimos 15 minutos com o programa de grelha, a fim de obter uma crosta de queijo em cima. Sirva bem quente.

HARMONIZAÇÃO DE VINHOS

A doçura do macarrão nesse prato funciona muito bem com a cremosidade do queijo e a presença de gorgonzola, também oferece sabores intensos. Portanto, é recomendável um vinho que pode limpar o paladar, um tinto suave e agradavelmente frutado com boa estrutura capaz de combinar bem com o sabor do queijo, como o Merlot.

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *