Le caratteristiche del vino rosso in base all’uva

Per sapere cosa ci aspetta dietro all’etichetta (e al nome) che stiamo comprando una conoscenza, anche sommaria, dell’uva e delle sue caratteristiche ci renderà più consapevoli nell’acquisto.
Riportiamo in quest’articolo i vitigni rossi più diffusi in Italia:

VINI ROSSI

1. Sangiovese: possui a pele fina e uma maturação muito longa. Os principais exemplos de vinhos italianos produzidos com esta uva são o Chianti e os vinhos do Chianti Clássico (Brunello di Montalcino, Rosso di Montalcino…). O vinho produzido das uvas Sangiovese mantem algumas constantes comuns como os sabores que recordam cereja, ameixa, morango, canela e baunilha deixando no paladar um toque singelo de amargo.

2. Nebbiolo: é a uva da qual nascem grandes vinhos da região de Piemonte (os vinhos Barolo e Barbaresco) è muito apreciada na Itália e em outro países no mundo pela sua elegância e personalidade. È un’uva adatta all’invecchiamento. Os vinhos produzidos com esta uva são caracterizados por uma elevada acidez, alto teor de alcool e ricos de taninos ásperos, mas resultam refinados e elegantes.

3. Barbera: vino ricco di profumi con richiami alla frutta rossa e elevata acidità in bocca.

4. Cabernet Sauvignon: através dele è produzido um vinho de grande qualidade e longevidade. Na Italia e como em outros países, a uva vem usada pura ou misturada com outros tipo, como o Merlot. Podemos individuar algumas características principais: um vermelho intenso característico gosto de cedro e ribes, com uma boa acidez e estrutura. Da vita a um dos melhores vinhos italianos, o Amarone Della Valpolicella.

5. Cabernet Franc: A partir das uvas deste vitinho, se produz um vinho tipico do nordeste da Itália de cor vermelho rubi, muito corposo, caracterizado de uma boa estrutura e um rico bouquet de sabores (liquiriça, musgos, grama acabada de cortare e frutas vermelhas) com um gosto fresco e prazeroso.

6. Merlot: uva molto diffusa viene spesso utilizzata con il Cabernet Sauvignon. Quando è da solo da vita a vini giovani morbidi e poco acidi di colore rosso rubino intenso con riflessi violacei

7. Pinot Nero: è considerado um dos mais nobres (seu únicos rival possível è provavelmente o Nebbiolo). O maturamento do cacho è muito complexo o vinicultor deve prestar muita atenção na colheita, porque um excessivo maturamento comporta a quebra dos ácinos. Se sabe que geralmente se obtêm uma boa nata a cada cinco. O Pinot Nero è caracterizadospor uma forte acidez e por um conteúdo reduzido de taninos. A permancência no barril contribuirá a aumentar a estrutura.Os vinhos produzidos com uvas Pinot são caracterizados da odores que variam dependendo do clima: nas regiões frias teremos um vinho com sabores de menta, folhas de tomate e endro, todavia é bem clara a natura frutada da uva (morango, cerejas, framboesas e mirtilos). A partir do seu processamento em branco (sem o ultilizo do bagaço) se obtem um vinho neutro que è a melhor base para a produção de espumantes e champagnes.