Como harmonizar vinhos e receitas com salmão

Como harmonizar vinhos e receitas com salmão

O salmão é um peixe muito gorduroso, provavelmente o mais gorduroso de todos. Quase sempre preferimos combinar receitas com salmão com vinhos brancos ou espumantes, mas o fato dele ser tão gorduroso pode, em alguns casos, nos fazer pensar em arriscar até mesmo um vinho tinto.
Independentemente do vinho que você for escolher o importante que ele tenha um baixo teor de álcool, logo abaixo te damos algumas dicas de quais vinhos escolher dependendo da ocasião.

Receitas com salmão: antepastos

Em aperitivos o salmão é servido geralmente em tartines ou em fatias com suco de limão. Nestes casos, em que o sabor do peixe é frequentemente coberto, sugerimos simplesmente um vinho espumante Brut que, além de ser perfeito para aperitivos, limpa a boca com a sua efervescência restaurarando o paladar para o próximo prato.
No caso do salmão defumado é o rosé que irá nos permitir de apreciar os seus sabores únicos, eliminando a persistência do sal em nossa boca.

Receitas com salmão: pratos principais

Se estamos cozinhando uma massa com um molho de salmão e creme de leite (muito usado no preparo de massas com salmão), escolhemos um espumante de método Charmats e se o molho for à base de tomate, um rosé é uma boa escolha, caso contrário, um branco do sul da Itália (para nós os brancos da Sicília são os melhores) ou pelo menos um branco não muito ácido como Verdicchio para não acentuar a acidez já presente no tomate.

Receitas com salmão: segundos pratos

Pela sua comodidade e rapidez na preparação, o salmão grelhado é o segundo prato mais comum. Um vinho branco, não frisante e de médio corpo como um Sauvignon ou uma Falanghina seria perfeito. Muitos também gostam de combinar o sabor salgado do peixe com um tinto como o Pinot Nero, que graças ao seu sabor aveludado e levemente frutado não resulta invasivo.
Se o salmão é cozido em molhos à base de manteiga escolha um Vermentino, se ele for servido na tartar com limão ou na clássica receita com laranja, te aconselhamos um Verdicchio que é muito bom, como já vimos, para equilibrar a acidez das frutas cítricas.
Nesses casos, é possível também optar por um Prosecco.

Você tem outras receitas com salmão que gostaria de harmonizar? Pergunte-nos!

Também poderá te interessar:

39 Comments

  1. Olá pessoal! Estou na dúvida quanto ao vinho. Tenho convidados um almoço que terá como prato principal salmão grelhado com molho de alcaparras e alho-poró acompanhado por batatas sautée e aspargos frescos salteados na manteiga. Que vinho é o mais indicado por favor?2

    Reply
    • Oi Ana, tudo bem?
      Uma ótima opção como vinho branco seria o Vermentino de Sardegna, que dependendo da região do Brasil aonde você estiver, você encontra sem problemas.
      O Vermentino é um vinho branco seco, com um perfume delicado e muito fresco.
      Se você preferir um vinho tinto uma boa combinação são os tintos jovens como o Schiava da região do Alto Adige, um Lambrusco (mas um bom Lambrusco! Se você precisar de ajudar, consulte este artigo: http://www.pecadodevinho.com/como-escolher-um-bom-lambrusco/), um Bonarda que é sempre um vinho frisante ou o meu preferido para acompanhar o salmão, um Valpolicella Clássico que combina bem com o salmão devido ao seu frescor e profumi.

      Se tiver mais dúvidas, não deixe de nos escrever e conta pra gente se você gostou 🙂
      Abraços!

      Reply
  2. Olá pessoal! Estou na dúvida quanto ao vinho. Tenho convidados um almoço que terá como prato principal salmão grelhado com molho de alcaparras e alho-poró acompanhado por batatas sautée e aspargos frescos salteados na manteiga. Que vinho é o mais indicado por favor?2

    Reply
    • Oi Ana, tudo bem?
      Uma ótima opção como vinho branco seria o Vermentino de Sardegna, que dependendo da região do Brasil aonde você estiver, você encontra sem problemas.
      O Vermentino é um vinho branco seco, com um perfume delicado e muito fresco.
      Se você preferir um vinho tinto uma boa combinação são os tintos jovens como o Schiava da região do Alto Adige, um Lambrusco (mas um bom Lambrusco! Se você precisar de ajudar, consulte este artigo: http://www.pecadodevinho.com/como-escolher-um-bom-lambrusco/), um Bonarda que é sempre um vinho frisante ou o meu preferido para acompanhar o salmão, um Valpolicella Clássico que combina bem com o salmão devido ao seu frescor e profumi.

      Se tiver mais dúvidas, não deixe de nos escrever e conta pra gente se você gostou 🙂
      Abraços!

      Reply
  3. Bom dia!
    Gostaria da ajuda de vocês sobre qual vinho levarei à mesa para acompanhar o salmão com crosta de ervas e Risoto de limão siciliano.
    Grato pela ajuda

    Reply
    • Oi Bruno,
      As principais características deste prato são a aromaticidade dada pelas ervas ao salmão e a acidez do limão no risoto. Para equilibrar estes sabores você precisa de um vinho de média estrutura, com uma ótima maciez e discretamente persistente e intenso no paladar. Algumas ótimas opções serão brancos como um Etna Bianco (100% uvas Carricante), um Vermentino di Sardegna ou um Pinot Grigio. Se você gostar de vinhos rosados, uma deliciosa opção é um Chiaretto del Garda, feito com uma uva che se chama Groppello.
      Esperamos ter ajudado, se der conta pra gente depois como foi 😉
      Abraços

      Reply
  4. Bom dia!
    Vou em um restaurante no dia dos namorados, no qual servirá vários pratos como bacalhau, bobo de camarão, salmão grelhado, escondidinho de salmão, além da comida oriental e massas… Nesse caso qual vinho pedir? Existe um que fica bom com qualquer tipo de prato? Por favor, preciso de opções fáceis de encontrar em todo cardápio e que não seja tão caro.
    Obrigada

    Reply
    • Oi Leticia, a melhor opção para acompanhar esses pratos é com certeza um vinho branco. De preferência a brancos importantes, que tenham feito uma passagem em barris de madeira, existem ótimos Chardonnay, Pinot Blanc ou Gris que são assim e são mais fáceis de achar ou se você quiser ficar na Itália procure vinhos brancos como a Falanghina, Greco di Tufo, Vernaccia di San Gimignano e Fiano di Avellino.
      Um grande abraço e bom jantar 🙂

      Reply
  5. Boa tarde!

    Gostaria de uma ajuda,
    Irei servir para minha namorada um Salmão ao molho de Iogurte e Risoto de brócolis.

    Poderiam me dar umas dicas de qual vinho servir?

    Grato desde já!

    Reply
    • Oi Vinicius, para impressionar a sua namorada aposte em vinhos brancos jovens, frescos e frutados que irão acompanhar muto bem a tendência doce seja do salmão que a do risotto. A “fresqueza” destes vinhos irá balancear o pouco da gordura que existe no salmão também. Ótimas opções são vinhos como o Muller Thurgau, Sauvignon Blanc, Riesling e Gewurztraminer.
      Boa sorte e bom jantar 😉

      Reply
  6. Olá! Gostaria de uma opinião de vocês.
    Vou preparar um salmão ao molho de café . Devido à acidez do prato, gostaria que me indicassem um vinho para aguçar o sabor do prato, sem mistificar o aroma do café, que dá um toque especial no prato. Preciso de um vinho mais conhecido, pois as opções de compra na minha cidade são escassas.

    Reply
    • Oi Caio, esta combinação é muito, mas muito complicada. Arriscaria dizer que é quase impossível infelizmente mas tudo vai depender do quanto o aroma do café domina este prato, porque se for muito ele acaba ganhando sobre a acidez.
      A acidez dos alimentos é outra coisa também muito difícil de balancear com os vinhos, você precisa de um vinho muito macio, ou seja, aveludado e rico de extrato.
      Vou pensar positivo e imaginar que o café não seja extremamente dominante mas sim a acidez do prato, se for assim tente buscar um Chardonnay mais corposo e que tenha feito barris de madeira. Espero que dê certo, conta pra gente depois como foi 🙂

      Reply
  7. Olá. Gostaria que me indicassem vinhos para acompanhar um salmão grelhado com risoto ou folheados de frango com ervas. grata.

    Reply
    • Oi Silvia,
      para acompanhar o salmao grelhado te aconselhamos um vinho branco de corpo e fresco ja que o salmao é um peixe mais gorduroso. Boas opçoes sao: Fiano di Avellino, Falanghina ou Colli del Trasimeno branco.
      O folhado de frango com ervas é um prato bem aromatico devido as ervas, existe a parte mais “peada” digamos assim dada pela massa folhada e a carne do frando é uma carne leve. Para este pratos te aconselhamos vinhos branco de medio corpo mas como uma boa persistencia artomatica como um Vermentino ou um Chardonnay que tenha feito somente barril de aluminio.

      Se tiver mais duvidas, nos escreva 🙂

      Abraços!

      Reply
  8. Olá, gostaria de saber qual vinho combinaria com salmão assado no azeite de oliva, coberto com molho de alcaparras, acompanhado de legumes e arroz braco.
    Desde já obrigada

    Reply
    • Oi Viviane, esta harmonização é mais fácil com vinhos brancos, seno o salmão gorduroso mas de qualquer menira uma carne delicada. Boa opções são o Vermentino, o Sauvignon Blanc ou um Pinot Grigio.
      Se você quiser mesmo assim um vinho tinto, opte pelos mais jovens e não muito estruturados, você consegue encontrar versões assim do Pinot Nero ou do Sangiovese por exemplo.
      Abraços!

      Reply
  9. Irei preparar um salmão grelhado ao azeite temperado com pimenta-do-reino, junto com tomate ao forno com folhas de salsa e beringela grelhada da mesma forma do salmão. Gostaria de saber com qual vinho harmonizaria. Grato desde já.

    Reply
    • Olà Gileade,
      com a sua receita vc pode provar algo diferente para surpreender seus convidados servindo um espumante extra-brut. Depois conta nos como fue!

      Ciao

      Reply
  10. Oi boa tarde
    Vou servir num jantar salmão. Já tenho um vinho rose , qual molho usar p harmonizar c este vinho?

    Reply
    • Olà Vera,
      grelha o salmão con a manteiga e a pimenta do reina…simple e dulce para o seu rosè.

      Reply
  11. Vou a um almoço e sera servido Salmão com molho de maça, a base deste molho é suco de laranja, maça, cebola e alho, gostaria de saber qual vinho harmoniza com este prato

    Reply
    • Olà Jose,
      isso è um prato muito dificil de harmonizar desde o sabor acido da laranja. Melhor escolher um vinho com a mesmo percepção de laranja como os vinhos do Friuli na Italia (por exemplo os gewurztraminer). Todavia ante de comprar pedi se o vinho tem essa percepção.
      Ciao!

      Reply
  12. Oi! Qual vinho posso harmonizar com salmão no molho branco?

    Reply
    • Ola Ronei,
      pede para um vinho branco seco para acompanhar molho branco.

      Ciao!

      Reply
  13. Oi, tudo bem? Vou fazer um jantar em que o prato principal é um salmão no papillote, de entrada vou servir figos recheados com mussarela de búfala e presunto parma com mel e flor de sal e selecionei um sauvignon blanc para harmonizar. Qual seria o melhor vinho para o prato principal?

    Reply
    • Ola Poliana,
      entao….se vc cozinha o salmão com limão, laranja, gengibre pregunta para um vinho “morbido” e suave como algum Chardonnay ou Riesling. Si não sirve com um Prosecco Frizzante!

      Ciao

      Reply
  14. Ola, servirei o salmão com molho de palmito, como segundo prato. O primeiro será risoto de alho poró. O que servir como vinho?

    Reply
  15. Bom dia!
    Eu vou servir amanhã à noite um Salmão ao molho de agrião, com batatas rústicas..queria uma opção de vinho barata e Boa!
    Agradeço.

    Reply
    • Bomdia Thanya,
      escolhe um bianco, fresco mas estruturado…falanghina..

      Reply
  16. Olá boa noite vou servir um jantar com salmão,com molho de maracujá, um saltese de legumes e uma massa com molho ao sugo. Qual vinho devo servir.Desde já agradeço.

    Reply
    • Oi Claudineia, tudo bem? Eu nao arriscaria um vinho tinto principalmente pelo maracuja que é muito azedinho. Escolha um vinho branco jovem e discreto e nao muito aromatico, como um Pinot Bianco e um Chardonnay jovem.
      Abraços!

      Reply
  17. Olá vou servir um peixe grelhado com molho de laranja, gengibre e pimenta e tenho que harmonizar com um vinho tinto leve do Novo Mundo. Qual vinho eu devo comprar? Uvas Pinot Noir ou gammay? Desde já agradeço…

    Reply
    • Oi Karla, tudo bem?
      Eu iria de gammay neste caso, é uma uva que produz vinhos extremamente leves e que nao inferferem muito no sabor dos acompanhamentos. Como o seu pratos é cheio de sabor e aromas, acho que um Pinot Nero, sendo sempre muito elegante e de qualquer maneira marcante, ira ser perder neste mar de sabores.
      Um dica: eu experimentaria tambem com um Pinotage da Africa do Sul, que é um cruzamento de Pinot Noir e Cinsaut, um vinho tinto adequado a varios pratos 😉

      Reply
  18. boa tarde! Vou fazer um jantar onde teremos dois pratos 01) champignon paris recheado de mignon ao molho bèrnaise e o principal é salmão com molho de caviar. Que vinho posso servir que não seja muito caro e harmonize bem com esses dois pratos. É aconselhável ter outro para sobremesa que será um doce com mascarpone, framboesa + chocolate e creme de leite fresco. Obrigada

    Reply
    • Oi Maria Helena,
      Um ótimo vinho que pode ser servido em quase todo o jantar seria um espumante seco (brut, extra brut ou pas dosé=menos de 3gr de açúcar, praticamente 0) como o Franciacorta ou até mesmo um Prosecco mais elaborado para economizar. São vinhos delicados mas ao mesmo tempo com a estrutura ideal para acompanahr os pratos do seu jantar. Quanto a sobremesa, fica a regra do doce = doce então nada de vinho seco para acompanhar. Para ficar sempre na linha dos espumantes eu optaria por uma versão do Franciacorta que começa a levar açúcar (dry, demi sec ou doce)… se quiser economizar, um Asti Spumante feito com a uva Moscato, é uma boa opção também.
      Abraços!

      Reply
  19. Olá pessoal, vou fazer um salmão com molho de jabuticaba e aceto balsâmico para apresentar a um corpo de jurados na minha faculdade, que é prova final.
    Vocês poderiam me ajudar na escolha do vinho que harmonize com este prato. Grata.

    Reply
    • Oi Necy, tudo bem?
      Aposte em um Pinot Nero, que é um vinho muito versatil e acompanha bem pratos com salmão.
      Abraços.

      Reply
  20. Olá gostaria de saber se o brunelo combina com um salmão relleno recheado com queijo e presunto magro

    Reply
    • Oi Andrea, tudo bem?
      Esse tipo de harmonização é um pouco arriscada na minha opinião.
      O salmão é um dos poucos peixes que combinam com vinhos tintos, mas tintos leves e jovens. O Brunello é um vinho importante e estruturado, ele pode acabar apagando o salmão do prato. Aposte em um vinho feito a base de Sangiovese (mesma uva do Brunello) mas que seja jovem e não muito elaborado. Dà até pra arriscar um Chianti.
      Se voce quiser tentar mesmo assim, depois me conta como foi… vai que da certo no paladar 🙂
      Abraços

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *