Harmonização: vinhos e linguiça

Harmonização: vinhos e linguiça

Um prato que definitivamente identifica o Brasil e sua cultura culinária é a linguiça, em suas diversas formas e tamanhos, feitas a partir de todos os tipos de carne. Neste artigo vamos discutir a harmonização de vinhos com a linguiça mais popular, a suína.

As receitas com carne de porco geralmente vão bem com vinhos tintos secos ou amabili (frisantes), com uma boa acidez. Com linguiça geralmente o vinho tem que ser tinto, leve e pode ser um pouco frisante, geralmente servido entre 12 a 14 graus.

Considerando as características da salsicha – que combina sabor e suculência, maciez e aroma – a tendência é preferir vinhos suaves, que equilibram o sabor forte da linguiça, mas que possuem um toque fresco e efervescência, para atenuar a gordura desta saborosa linguiça. Alguns exemplos: Gutturnio, Bonarda, Barbera.

Essas dicas são boas, especialmente se a linguiça é servida sozinha, como durante um churrasco. Para preparações mais elaboradas te damos algumas dicas:

1. Para a linguiça defumada a tendência amarga deve ser abordada por um vinho de grande corpo, apoiado por uma agradável acidez como o Pecorino: fresco, cheio de sabor e com aroma de amêndoas e ervas balsâmicas.

2. Se você preparar um ragu de linguiça o vinho deve ser tinto, jovem, estruturado, fresco, suficientemente tânico e com bouquet rico de flores e frutas. Ideal um Barbera não envelhecido ou um Lambrusco.

3. Se você preparar un risotto com a linguiça é possível se aventurar numa harmonização  com um vinho branco frisante de bom corpor como um Chardonnay.

4. Com a linguiça calabresa picante você pode combinar vinhos tintos de bom corpo e muito macios  como um Primitivo di Manduria e um Sangiovese di Romagna.

5. Com a linguiça acebolada cai bem um Merlot.

Estes são apenas alguns exemplos, mas você pode sempre pedir outras dicas de harmonizações para os seus pratos. Teremos o maior prazer em te ajudar 🙂

Também poderá te interessar:

  1. HAMBURGER E VINHO
  2. REGRAS BáSICA PARA HARMONIZACãO DOS VINHOS
  3. COMO UTILIZAR O DECANTER
  4. PICANHA A REINA DO BRASIL

8 Comments

  1. Me mande algumas dicas por favor obrigado.

    Reply
    • Oi Weslei, tudo bem?
      Qual tipo de dicas voce esta precisando? Sempre de harmonizaçao de vinhos e linguiças?

      Um grande abraço!

      Reply
  2. Olá, queria saber qual tipo de vinho, por casta mesmo, que harmoniza com linguiça e pure de batata com molho de cebola…prato típico inglês, mais conhecido como sausage and mash ou mesmo bangers and mash.

    Vc deu a dica do malbec harmonizando com linguiça acebolada, então pensei que talvez harmonizasse com esse prato tbm. O vc acha?

    Reply
    • Olà Helon,
      com linguiça acebolada nos escolhemos un Merlot e acho que harmonize tambem com o seu prato.
      Obrigado para o comenatario!

      Reply
  3. Olá, gostaria de uma dica quanto a um “hamburguer” que costumo fazer, onde uso queijo gorgonzola, linguiça toscana, qual seria o melhor vinho para harmonizar com este prato?

    Reply
    • Bom dia Humberto, esse hamburguer possui sabores bem fortes pedindo um vinho que consiga equilibrar tudo e limpar o paladar para a proxima mordida.
      Eu te aconselho vinhos brancos macios, isto é, vinhos que possuem um equilibrio entre as sensações adocicadas (álcool, açúcar e glicerina), ácidas e amargas e que sejam sapidos.
      Boa opçoes sao: Riesling, Pinot Bianco e até um Chardonnay mais jovem e fresco 🙂
      Abraços!

      Reply
  4. Olá qual vinho eu posso combinar um escondidinho de calabresa (calabresa levemente picante e batatas e queijo mussarela)?

    Reply
    • Bom dia Claudia,
      No caso de salsichas picantes, como a lingüiça calabresa, o vinho deve ser tinto, bem envelhecido na garrafa, de correta acidez, adstringência limitada de taninos e um intenso nos aromas tais como: Roero Rosso, Rosso di Montalcino e Aglianico.
      Abraços!

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *