Harmonização entre queijos e vinhos

Harmonização entre queijos e vinhos

Diversos queijos podem ser servidos no início ou no final de uma refeição, como sobremesa ou simplesmente como aperitivo entre as refeições, mas não podemos deixar de combiná-los ao vinho certo para exaltar mais ainda as suas qualidades.

Com certeza, esta combinação não é fácil porque existe uma quantidade infinita de queijos diferentes, cada um com as suas próprias características. Na verdade, este fato não deve nos desencorajar considerando que o queijo é um alimento que vai bem com vinho e podemos até pensar em arriscar algumas combinações sem hesitação.

Algumas regras, no entanto, irão nos ajudar a não errar feio:
Primeiro de tudo, recorde-se que queijos e vinhos devem ser capazes de nos proporcionar sensações perceptíveis: o sabor do queijo, não deve cobrir o do vinho e vice-versa. Por exemplo, um vinho tinto encorpado como o Barbaresco certamente não combina com um queijo como a muçarela, bem como um branco como o Verdicchio irá se perder se temos no paladar um sabor picante do provolone.

Também é necessário notar que depois de pratos que exigem uma harmonização com vinhos tintos importantes e com uma boa estrutura, é recomendável seguir a refeição escolhendo um queijo que combine com os vinhos já degustados.

Em geral, podemos dizer que:

  • Queijos frescos ou de pasta mole (muçarela, muçarela de búfala, minas frescal, ricota, queijo coalho, brie) combinam com vinhos brancos, suaves e levemente aromáticos (Soave, Verdicchio, Grego di Tufo, Chardonnay)
  • Queijos de média maturação (prato, meia-cura, cheddar) são adequados para vinhos tintos leves e levemente frutados (Marzemino, Grignolino, Merlot)
  • Queijos de pasta dura e de maturação longa (parmigiano, provolone, pecorino) servidos como aperitivos ou fora da refeição devem ser combinados espumantes secos ou champanhe, mas se são servidos como último prato estes queijos combinam bem com grandes vinhos como Barolo, Barbaresco, Taurasi e Cannonau.
  • Queijos azuis (gorgonzola, roquefort, stilton) vão bem com vinhos tintos frisantes, como Bonarda, Barbera, Lambrusco e ainda melhor com vinhos brancos aromáticos, como Sauvignon ou Gewürztraminer.

Também poderá te interessar:

  1. PINOT NERO: O VINHO PERFEITO PARA…A CAMA
  2. FONDUE, RACLETTE, BOURGUIGNONNE: O VERDADEIRO COMFORT FOOD
  3. COMO ESCOLHER UM BOM ESPUMANTE
  4. OS MELHORES VINHOS TINTOS ITALIANOS

52 Comments

  1. Obs saber sobre vinho eu trabalho com vinhos mas gostaria de aprender mas sobre o produto

    Reply
    • Olá Maria, tudo bem?
      Mande as suas dúvidas que iremos te ajudar.
      Abraços.

      Reply
  2. Confesso que já tentei harmonizar vários rótulos e opções de vinhos com queijos temperados, e não fui bem sucedido. Gostaria de saber se teria alguma opção de vinho para harmonizar com queijo temperado??

    Reply
    • Oi Felipe, tudo bem?
      Qual tipo de vinho temperado você quer dizer? Porque se são aqueles queijos frescos aromatizados com ervas, te aconselhamos um vinho branco levemente aromático, como um Chardonnay.
      Se por acaso for um queijo do tipo gorgonzola ou roquefort, te aconselhamos desde vinhos tintos frisantes como o Bonarda e o Lambrusco, até vinhos brancos aromáticos, como Sauvignon ou Gewürztraminer.
      Esperamos ter ajudado, se tiver mais dúvidas, é só nos escrever.
      Abraços.

      Reply
  3. Olá!
    Qual o melhor queijo para harmonizar com o Cabernet Sauvignon?
    Mussarela com azeite e orégano é uma boa opção?

    Reply
    • Oi Guimarães, geralmente a melhor opção é partir da comida e depois pensar ao vinhos mas vamos ao contrário desta vez 🙂
      Vai depender de como é este Cabernet, geralmente o Cabernet é um vinho estruturado, com uma média evolução (geralmente le fica no barril de madeira) e com uma presença de taninos, enquanto a mussarela é um queijo muito delicado se for fresco.
      Se por acaso for aquela mussarela mais durinha pode dar certo sim porque a adição do azeite e do orégano enriquecem o alimento, dando uma certa viscosidade que vai se contrapor ao tanino do vinho e aromaticidade que irá ser balanceada com a persistência e intensidade olfativa do Cabernet.
      Se a mussarela for fresca, te aconselhamos um queijo um pouquinho mais elaborado como um parmesão (grana) ou um provolone por exemplo.
      Escreva pra gente se alguma coisa não ficou claro 😉

      Reply
  4. Boa Noite, s
    Se por acaso eu quiser fazer uma mistura, com o gorgonzola, mussarela, parmesão, ou algumas pastas de gorgonzola ou azeitona, pães tbm, mas no meu caso que não gosto muito do vinho seco tão encorpado, gosto dele mais suave meio doce. teria algum opção para essa combinação??

    Obrigadaa!!

    Reply
    • Oi Fernanda, tudo bem?
      O gorgonzola é um queijo com um sabor bem decidido e que fica bastante tempo na boca, por isso a maior parte dos vinhos precisam ser fortes o bastante para equilibrar o gosto do gorgonzola. Se você não gosta de vinhos secos, ótimas e inusitadas opções são os vinhos fortificados como o Porto e o Marsala ou vinhos passitos (aqueles elaborados a partir de uvas desidratadas). Todos esses dois tipos de vinhos são geralmente doces e com um corpo untuoso, essas características irão ajudar a equilibrar o gosto forte e persistente do gorgonzola.
      Fala pra gente depois se você conseguiu experimentar 🙂

      Reply
  5. Bom dia…

    qual aperitivo posso servir com o vinho Del Rei?

    Reply
    • Bom dia Maraisa,
      Vimos que a marca Del Rei possui uma série de tipologias de vinhos (tinto, branco, espumante…) de qual tipo se trataria?
      Abraços!

      Reply
  6. Olá boa noite! Gostaria de saber qual tipo de queijo ou demais alimentos combinam com o vinho Remhoogte Chenin Blanc… Estou montando uma cesta para presente.

    Obrigada…

    Reply
    • Oi Carol, geralmente a harmonização parte do alimento, primeiro são avaliadas todas as suas características dele para aí assim pensar em qual vinho será o melhor acompanhante, mas vamos te ajudar mesmo assim 🙂
      Esse Chenin Blanc sud-africano é um vinho muito fresco, com uma ótima acidez e mineralidade. Pode acompanhar muito bem queijos mais delicados com os de cabra ou até mesmo queijos mais gordurosos como o famoso parmesão (grana padano) por exemplo, mas nada de queijos com gostos muito fortes como o gorgonzola.. o Chenin Blanc não consegue equilibrar o sabor intenso dele.
      Se tiver mais dúvidas, escreva pra gente.
      Um grande abraço.

      Reply
  7. Olá,

    Poderia, por gentileza, me sugerir qual tipo de vinho é melhor para acompanhar ricota defumada apimentada?

    Obrigado!

    Reply
    • Oi Wellingtion, tudo bem?

      A ricota defumada é muito aromática combinando bem com vinhos brancos de corpo ou vinhos tintos jovens. Uma ótima opção de branco é um Pinot Grigio, mas se você preferir tintos opte por versões mais jovens e menus estruturadas do Sangiovese por exemplo, ou até mesmo um Merlot.

      Se tiver mais dúvidas, nos escreva.

      Abraços.

      Reply
  8. Olá boa noite,
    Vou fazer em casa uma reuniaozinha, e queria. Fazer com vinhos e queijos, mas…
    Como EU quem vou proporcionar giatria de algumas dicas tanto de 3 ou 4 tipos de queijos e 2ou3 tipos de vinhos q combinem t gostaria de ressaltar q se fosse possível um preço acessível tbm
    Aguardo amciosa pela resposta grata

    Reply
    • Oi Adriana, tudo bem?
      Você pode fazer uma degustação com queijos mais delicados e uns queijos mais fortes. Por exemplo, comece com uma muçarela de búfala fresca ou ricota ou queijo coalho que são queijos que geralmente não custam muito. Acompanhe eles com um vinhos branco leve porque são queijos muito delicados.. boas opções são o Sauvignon Blanc, o Verdicchio ou um Chardonny jovem.
      Para queijos mais fortes aposte no gorgonzola ou no provolone, você pode acompanha-los com vinhos tintos frisantes como o Lambrusco (um de boa qualidade como o Grasparossa, por exemplo) ou tintos como o Barbaresco ou Barbera.

      Um grande abraço

      Reply
  9. Boa tarde
    Qual vinho combina com queijo coalho?

    Reply
    • Oi Maria,
      o queijo coalho é um queijo fresco branco e nao muito saboroso. Ele pede um vinho branco delicado, leve e de teor alcoólico moderado e com uma boa acidez

      Reply
  10. Olá
    Minha duvida é na questao de um jantar romantico.
    Gostaria de iniciar com vinho tinto suave com algum queijo mas nao sei qual.
    Depois partir para um macarrao carbonara, e saber se o tinto combinaria com esse prato?
    Obrigado

    Reply
  11. Srta. Bruna, bom dia.

    Gosto muito de vinho de vinhos tintos, Cabernet Sauvignon, e sempre tive reticencias quanto a vinhos brancos, recentemente, ganhei de presente um branco nacional, e acabei por falta de opção, degustando acompanhado com um pedacinho de brie que tinha perdido na geladeira, para minha surpresa, caiu muito bem…
    Essa é uma combinação boa, ou houve alguma mutação nesse meu queijo perdido na geladeira???

    Abraços.

    Reply
    • Oi Auberto, nao teve nenhuma mutaçao 🙂
      Nao sei qual branco voce tomou mas geralmente queijos de pasta mole como brie vao muito bem com brancos frescos e nao muito aromaticos.

      Sao poucos os vinhos que sao realmente ruins mas sim harmonizaçoes que nao funcionam 😉

      Reply
  12. Boa noite.
    Por favor, não sou muito usuário de vinhos, porém como o tempo esfriou resolvi esperimentar e escolhi esse, segundo o descrito ele é meio suave. Assim gostaria de saber qual queijo, carne ou vinho combinariam com o TWO OCEANS – south Africa / Cabernet Sauvignon 2014.
    Grato pelo apoio.

    Reply
    • Oi Luiz, tudo bem?
      Este vinho jovem, feito com a uva Cabernet Sauvignon é mais adequado a queijos com um sabor mais forte como por exemplo: parmesão, provolone, queijo meia cura etc.. mas não tão fortes quanto o gorgonzola ou outros queijos azuis porque eles são extremamente aromáticos e esse vinho não vai aguentar o tranco 🙂
      Quanto as carnes, esse vinho pode acompanhar bem um cordeiro assado, guisados, carne grelhada e até um carpaccio.
      Se tiver mais dúvidas, nos escreva.
      Abraços!

      Reply
  13. Boa noite, qual queijo combina com um vinho suave.
    Obrigado

    Reply
    • Ola Fernando,
      Queijos frescos ou de pasta mole (muçarela, muçarela de búfala, minas frescal, ricota, queijo coalho, brie) combinam com vinhos brancos, suaves e levemente aromáticos

      Reply
  14. Ola.que vocês sugerem para acompanhar o quijo bola?

    Reply
    • Olà Lucas,
      o edamer è muito parecido ao cheddar. Entao “queijos de média maturação (prato, meia-cura, cheddar) são adequados para vinhos tintos leves e levemente frutados (Marzemino, Grignolino, Merlot)”.

      Reply
  15. Qual o tipo de queijo que posso utilizar com o Vinho tinto de mesa seco ?

    Reply
    • Caen bem queijos a pasta dura como parmesão, pecorino e tambem o emmental

      Reply
  16. Que tipo de queijo combinar com vinho tinto suave de mesa?

    Reply
    • Ola Marina, vinho tinto suave combina com queijos de média maturação (prato, meia-cura, cheddar).

      Ciao!

      Reply
  17. Bom dia!

    Que tipos de vinhos poderão ser servidos em uma reunião de amigos com vários tipos de pizza? pois teremos desde a tradicional muçarela até a de carne seca.

    Reply
  18. Boa noite,

    Sei que para harmonização o ideal é primeiro escolhermos a comida e só depois o vinho. Acontece que recentemente ganhei do meu sogro um Pinot Noir americano e gostaria de saber quais queijos harmonizam bem com ele.

    Obrigada desde já,

    Fernanda

    Reply
  19. Um bom vinho la prazer da vidia

    Reply
  20. Bom dia.

    Minha companheira e eu estamos nos aventurado no mundo dos vinhos. Qual o tipo de vinho mais suave, pois ela esta acostumada com sabores mais adocicados, poderia me ajudar?

    Reply
    • Oi Gesimar,
      Procure vinhos de sobremesa como os passitos.
      Eles sao docinhos e otimos para acompanhar sobremesas e queijos com sabor bem forte.
      Abraços!

      Reply
  21. Qual o melhor vinho e queijo para uma noite romântica?

    Reply
  22. Qual vinho combina com ricota defumada?

    Reply
    • Oi Marcel, a ricota defumada possui um gosto mais forte vai muito bem com espumantes. Experimenta com um Prosecco ou se puder uma delicioso Franciacorta.

      Reply
  23. Olá pessoal! Eu gostaria de servir uma tábua de queijos diferentes (que pelo que vi armonizam com vinhos diferentes) de entrada e como prato principal camarão na moranga! Como decidir o vinho? Há um erro em servir mais de um tipo de vinho na mesma ocasião?

    Reply
    • *harmonizam, desculpa.

      Reply
    • Ola Rodrigo,
      pode ser um espumante dry!

      Reply
    • Oi Rodrigo, tudo bem?
      Não há erro algum servir mais de um vinho acompanhando uma tábua de queijos diferentes, pelo contrario. Cada queijo é diferente um do outro, é necessario que você escolha o vinho para acompanhar tendo em mente as características principais do queijo, por exemplo, um queijo fresco geralmente é mais delicado e vai precisar de um vinho que siga esta linha para não acabar “matando” o sabor do queijo.
      Se vocêquiser, manda pra gente os tipos de queijos que iremos te ajudar com a harmonização 🙂
      Abraços.

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Vinhos e queijos, uma combinação perfeita! | Temperos e Desesperos - […] Aqui também temos algumas dicas de: vinhos e queijos que combinam […]
  2. Queijos e Vinhos: Qual vinho combina com qual queijo? | Baresias - […] Todo mundo já ouviu falar que vinho combina com pizza, macarrão e massas no geral, mas sem duvida a…
  3. Harmonização entre queijos e vinhos | Ultrabox - […] Fonte: Pecado de Vinho […]
  4. 7 coisas que você não deve fazer nem antes, nem depois da hora H - […] Se você convidou, tem que caprichar. MÍNIMO. Pipoca combina com guaraná, mas se quiser amaciar a mulher com um…
  5. Harmonização entre Queijos e Vinho - Bodega Brasil - […] Original: Pecado de Vinho […]

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *