Vermentino

Casta:
100% Vermentino

Posição geografica:
é muito comum em boa parte da Itália. Entre as garrafas mais conhecidas produzidos com as suas uvas estão o Vermentino di Gallura (DOCG), o Vermentino di Sardegna e o Riviera Ligure di Ponente

Graduação alcoolica minima:
13%

Temperatura de degustação:
6 graus para um happy hour/aperitivo a 10/12 graus para acompanhar um prato.

Caracteristicas:
apesar das peculiaridades nas características de cada produto e das áreas específicas, existem alguns elementos distintivos da casta. Geralmente são vinhos brancos secos, delicadamente macios, de cor amarela, com intensos aromas florais (flores do campo), frutados (pêssego), ligeiramente vegetais mas não é particularmente complexos. Dependendo das áreas de produção: 1. Sardenha: um dos mais respeitados e conhecidos é o Vermentino di Gallura, vinho de Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG), caracterizado geralmente por uma ótima estrutura e teor alcoólico. Entre os mais importantes DOC da Sardenha compostos de Vermentino, podemos mencionar o Vermentino di Sardegna, que é caracterizado por uma grande variedade de tipos, desde vinhos mais estruturados com a vinhos mais simples e frescos. 2. Liguria: dotado de menos corpo mas definitivamente mais elegantes, são os vinhos compostos de Vermentino da Ligúria. Aqui, o clima mais frio e exposição a brisa do mar dão aos vinhos um sabor bem perceptível e um bom frescor, mas com menos estrutura. 3. Toscana: nestes território são produzidos vinhos caracterizados por serem mais encorpados do que aqueles da Ligúria e por apresentarem uma acidez notável.

Dicas do nosso team:
é provavelmente um vinhedo nativo de Portugal, onde é chamado Codeg.

Combinação gastronômica:
pratos não muito elaborados e complexos, tais como aperitivos de frutos do mar, peixes assados e polvos. Além disso, não há acompanhamento melhor a uma massa com pesto do que um Vermentino da Ligúria.