Fondue, bourguignonne e raclette: o verdadeiro comfort food

Fondue, bourguignonne e raclette: o verdadeiro comfort food

Quando o inverno chega, não há nada melhor do que alegrar os nossos dias frios e cinzentos com uma boa comidinha caseira…o fondue e a raclette são receitas suíças (mas já viraram património mundial) do bom humor, perfeitas para serem acompanhadas com vinho emabundância!

caquelonO FONDUE é uma mistura de queijos duros, derretidos em uma caçarola quente chamada coquelon (como na figura ao lado).

 Para 4 pessoas (cerca de 1.225 kcal/pessoa) são necessários:

  • 800g de queijo (por exemplo: 400g de Gruyère, 200g de Emmental 200g e 200g de Brie)
  • 1 a 3 dentes de alho a gosto
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de Kirsch
  • cerca de 500g de pão
  • 4dl de vinho branco seco
  • noz-moscada
  • pimenta

Como preparar: esfregue a parte interna da panela de fondue com os dentes de alho, em seguida, divida-os em quatro partes (ou trite tudo, depende de quanto sabor de alho você quer no fondue) e despeje tudo na panela de fondue.

Dissolva o amido no Kirsch e despeje o vinho na panela de fondue, deixando-o ferver.
Adicione os queijosralados e mexa tudo com uma colher de pau. Assim que o queijo derreter, adicione a quantidade de amido (já dissolvido no Kirsch) necessária para dar ao fondue a consistência desejada e cremosa.
Adicione a pimenta e a noz moscada a gosto e leve tudo à mesa na panela de fondue.

Para acompanhar, corte o pão e mergulhe os pedacinhos no queijo derretido.
Além dos pedaços de pão, experimente também o fondue com nozes, legumes cozidos al dente (brócolis, couve-flor, erva-doce, pimentão, abobrinha, etc.) e batatas cozidas.

O vinho adequado para o fondue é um vinho leve e jovem, com poucos taninos. Entre os vinhos brancos com estas características recomendamos um Pinot Grigio.

RacletteAgora vamos a RACLETTE, um outro queijo que há um sabor delicado e doce. Geralmente metade de uma peça inteira vem colocada numa placa para aquecer. Quando o queijo começa a derreter vem “raspada” a parte derretida e colocada no prato (do francês “racler”: raspar). Pode-se servir com batatas cozidas e como vinho, um bom Verdicchio.

 

fondue carneA BOURGUIGNONNE por sua vez é o nosso famoso fondue de carne. Para ela é necessário o outro tipo de panelinha metalizada que quase todo mundo já conhece.
Enquanto você está cortando o filé mignon em cubos (calculamos uns 150 gramas por pessoa), comece a ferver o óleo na panela. Espete os cubinhos de carne e mergulhe eles no óleo até o ponto de preferência. Acompanhe tudo com molhos de sua preferência (maionese, molho tártaro, mostarda etc…) e com um vinho bem estruturado como o Chianti Classico ou Pinot Noir.

Uma dica para não queimar o óleo rapidamente: mergulhe uma batata descascada pequena no óleo antes de começar a fritar a carne e deixe-a até o fim.

Também poderá te interessar:

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *