Focaccia genovese, receita original

Focaccia genovese, receita original

A Focaccia Genovese, em dialeto “a fügassa“, é uma especialidade típica da cozinha da Ligúria. Ela é conhecida e é preparada em todo o mundo, embora seja praticamente impossível recriar a sua fragrância e bondade fora de Génova.

O Focaccia Genovese deve ser grossa, em média, de dois centímetros. Deve ser crocante, macia e nunca borrachuda, tudo regado com muito azeite (de preferência extra-virgem que amplia o espectro aromático). O ciclo de produção completo da Focaccia Genoseve não deve ser menos de oito horas, com um tempo de fermentação muito longo. Nós propomos uma versão um pouco mais rápida, mas não por isso menos gostosa.

Ingredientes para a Focaccia Genovese

  • 15 g de sal
  • 25 g de fermento para pão
  • 600 g de farinha de manitoba
  • 400 ml di água
  • 2 colheres de chá de açúcar ou 1 colher de malto
  • 140 ml de azeita de oliva extra-virgem
  • Sal grosso quando basta

Como preparar a Focaccia Genovese

Dissolva o sal fino em água morna e coloque-o na batedeira (ou em qualquer outro recipiente se você decidir amassar na mão) com o malte ou o açúcar, 40 ml do azeite, metade da farinha e bata até a massa ficar lisa e líquida.
Adicione neste momento o fermento esfarelado e sove por 2-3 minutos, em seguida, adicione a farinha restante e sove novamente até obter uma mistura homogénea (é normal se ela ficar grudando na mão).

Despeje 50 ml de azeite extra virgem em uma assadeira retangular e reserve, polvilhe com um pouco de farinha uma superfície de trabalho e despeje a massa, depois amasse alguns segundos para dar-lhe uma forma retangular. Apoie então a massa na assadeira untada e pincele com azeite de oliva presente na forma mesmo e deixe a massa descansar por cerca de uma hora ou uma hora e meia, até que seu volume dobre (você pode ligar a luz do forno e deixar a massa crescer lá dentro com a porta fechada).

Após este tempo, pegue a massa e abra-a em toda a assadeira tendo o cuidado de garantir que abaixo dela ainda haja muito azeite e depois pincele novamente toda a superfície da massa de azeite, polvilhe com o sal grosso e deixe crescer novamente por cerca de meia hora em temperatura ambiente. Passada a meia hora pegue a massa da focaccia e fure ela com as pontas dos dedos, dando a ela os furinhos característicos que distinguem a Focaccia Genovese.

Para terminar, cubra toda a superfície da focaccia com os restantes 50 ml de azeite extra virgem e coloque a masa para descansar novamente, por outros 30 minutos.
Leve a focaccia para assar no forno pré-aquecido a 200 graus por pelo menos 15 minutos, mas antes de fazer isso borrife toda a superfície da focaccia com água à temperatura ambiente. Uma vez que a focaccia estiver assada, retire a assadeira do forno e deixe-a esfriar antes de servir.

Dicas de harmonização da Focaccia Genovese e vinhos italianos

A Focaccia Genovose combina muito bem com vinhos brancos não frisantes. Uma ótima escolha para acompanhá-la são vinhos da mesma região como o Valpolcevera Vermentino DOC, um vinho branco seco que com o seu delicado perfume e sabor equilibrado, se casa muito bem com a focaccia, ou sempre da mesma região, um Golfo del Tigullio Vermentino DOC.

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *