O famoso spaghetti alla amatriciana

spaghetti alla amatricianaO spaghetti alla amatriciana é um prato que nasce da tradição dos pastores de Amatrice, na região do Lazio. A receita original não previa tomate, mas atualmente este ingrediente italiano é crucial para este prato.
Nós recomendamos, no entanto, que não se cometa o erro que vemos muitas vezes em alguns restaurantes: a receita original não leva cebola!

Ingredientes do spaghetti alla amatriciana para 4 pessoas:

  • 400/500 gramas de spaghetti de trigo duro, de prefência de fabricação italiana
  • 250 gramas de guanciale. O guanciale é diferente da pancetta/bacon porque ao contrário deste último, não é obtido a partir do estômago de porco mas da bochecha. Seu sabor é mais doce e mais delicado. Se você não encontrar o guanciale você ainda pode usar a pancetta/bacon, apesar de não ser a receita original.
  • 500 gramas de tomate sem pele
  • 150 gramas de queijo pecorino
  • 1 peperoncino
  • q.b sal

Preparação do spaghetti alla amatriciana

Prepare todos os ingredientes: corte o guanciale em tiras, rale o queijo pecorino, pique o peperoncino e reserve um pouco de vinho branco em um copo .

Frite o guanciale com um pouco de azeite, adicione o peperoncino, e não apenas a gordura se tornar transparente, adicione o vinho e deixe evaporar. Em seguida, remova o guanciale da panela e use a mesma panela para preparar os tomates. Cozinhe os tomates até que eles fiquem com a consistência de um molho.

Enquanto isso, ferva água e cozinhe o espaguete. Quando estiver pronto, escorra e despeje diretamente na panela com o molho. Adicione o guanciale, misture bem e reserve. Sirva com uma boa quantidade de pecorino ralado.

Como harmonizar o spaghetti alla amatriciana e vinhos:

O spaghetti alla amatriciana não requer harmonizações especiais. Recomendamos então, vinhos tintos com boa acidez e notas delicados e finas como Nebbiolo.

Clique e visita a nossa página dedicada as receitas com espaguetes