Espaguete com molho de tomate, a receita clássica

Se você estiver lendo este artigo, é porque com certeza você deve estar tentando aprender as bases da cozinha italiana e não há maneira melhor de começar do que com a receita mais clássica de todas: espaguete com molho de tomate.

Para um resultado perfeito começamos a partir dos ingredientes que devem, obviamente, ser de qualidade. O tomate que nós preferimos é o cereja, bem doce, mas se você quiser usar o tomate clássico, te aconselhamos a utilizar o San Marzano, menos doce e muito “carnoso”.

A cebola branca é a melhor opção para preparar o molho, o manjericão deve ser bem perfumado e massa, obviamente, de trigo duro.

Veja como preparar o espaguete com molho de tomate…

Ingredientes para 4 pessoas:
– 700/800 gramas de tomate cereja ou San Marzano
– Um punhado de folhas de manjericão
– 1 cebola granda branco
– 400/500 gramas de espaguete
– Azeite extra virgem
– Sal e açúcar.

Se você estiver usando o tomate cereja, lembre-se que vai te bastar simplesmente lavar ele e cortar em pedaços pequenos, mas se você estiver usando o San Marzano coloque-o em uma panela com água e sal e deixe-o ferver. Depois de alguns minutos tire a água, descasque-o e corte-o em pedaços pequenos.

Pique então a cebola e coloque para fritar em uma panela com três colheres de sopa de azeite de oliva. Quando dourar, acrescente os tomates e cozinhe tudo por cerca de 25 minutos. Adicione uma pitada de açúcar para tirar um pouco a acidez do tomate e no final acrescente uma pitada de sal e o manjericão.

Enquanto isso, coloque a água para ferver em uma panela, adicione o sal e jogue o macarrão assim que a água começar a ferver. Cozinhe o espaguete al dente (geralmente não mais de 7 minutos), para adicioná-lo diretamente ao molho na outra panela e deixando-o cozinhar por mais 1 minuto.
Sirva o espaguete com molho de tomate adicionando um pouco de azeite.

Harmonização do espaguete com molho de tomate com vinhos

Combinar vinho com molho de tomate não é fácil por causa da acidez deste. Na verdade, o gosto amargo do vegetal contrasta com o sabor dos vinhos tintos e também é acentuado pela acidez dos vinhos brancos. Mas não se preocupe, nós encontramos uma solução.
Se você quiser um vinho branco, te aconselhamos um vinho mais maduro e importante, aonde a acidez é menos elevada. O vinho tinto é menos adequado, mas se você não pode ficar sem te aconselhamos a escolher um tinto leve e pouco tânico.

Na receita do espaguete com molho de tomate , no entanto, a acidez do vinho é parcialmente neutralizada com o aroma do óleo e do manjericão. Por este motivo, uma excelente combinação é com um Muller Thurgau ou um Soave, clássico vinho branco da região de Veneto.

Clique e visita a nossa página dedicada as receitas com espaguetes