Como usar o decanter

Como usar o decanter

Dependendo do vinho que iremos beber, a utilização de um decanter (ou decantador) pode assumir diferentes significados.

O decanter é um recipiente de vidro utilizado para separar sedimentos de um determinado líquido. No caso dos vinhos, além da retirada de sedimentos, o decanter serve também para oxigená-los, em virtude da maior área de contato do líquido com o ar no decanter se comparada à área de contato quando ainda se encontra engarrafado.

Se estamos abrindo um vinho tinto envelhecido na garrafa durante um longo período de tempo, o processo mais correto é utilizar o decanter para separar o vinho do seu sedimento acumulado e para libertar as fragrâncias que foram criadas ao longo do tempo. Para ter certeza de que os sedimentos não irão junto com o vinho no momento em que ele estiver sendo “transferido”, você pode utilizar uma fonte de luz, pode ser uma vela, perto da garrafa, assim você pode ver contra a luz e perceber quando os sedimentos estão se aproximando. Se necessário, você pode usar um filtro.

decanter estreito

Decanter a base estreita

 

O decanter ideal para estes vinhos tem um pescoço fino e uma base estreita para reduzir ao mínimo a oxigenação. Pode acontecer também que o bouquet destes vinhos possa ser efêmero e desaparecer imediatamente, para isso recomendamos o vinho seja aberto somente um antes de servir.

No caso de um vinho importante ainda jovem, é preciso muito mais tempo de repouso no decanter. Um vinho tinto jovem destinado a envelhecer, de fato leva muitos anos para amadurecer plenamente, “decantar” acelera este processo. Por exemplo, para um Barolo ou um Brunello de 5 anos, um Amarone ou um Taurasi de 3 anos, a decantação permite ao vinho de respirar e de ficar mais suave. Esta exposição ao oxigênio fará com que o vinho jovem se abra, suavizando o efeito dos taninos no nosso paladar.

Decanter a base larga

Decanter a base larga

 

Neste caso, você pode usar um decanter de forma plana, com uma base larga e uma forma horizontal para se obter o máximo contato entre o vinho e oxigénio. O ideal é deixá-lo no decanter por umas quatro horas antes de servir: muito mais se o vinho é jovem e tânico.

Outras dicas: geralmente não se usa o decanter para vinhos brancos, tintos jovens como o Merlot feitos com uvas não adequadas para o envelhecimento também conhecido como “pronto para beber” (beber sem refinamentos especiais), e vinhos frisantes sejam eles brancos ou tintos.

(Fonte imagem principal: http://ecosalon.com/wine-decanters-carafes-trend/)

Também poderá te interessar:

  1. PINOT NERO: O VINHO PERFEITO PARA…A CAMA
  2. REGRAS BáSICA PARA HARMONIZACãO DOS VINHOS
  3. COMO ESCOLHER UM BOM ESPUMANTE
  4. A VERDADEIRA RECEITA DO MOLHO PESTO

2 Comments

  1. Interessante

    Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como usar o decanter | - […] Fonte: Pecado de Vinho […]

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *