Como preparar um ótimo Risoto de Camarão

Como preparar um ótimo Risoto de Camarão

O risoto de camarão é um prato único que explora a combinação perfeita entre dois ingredientes: arroz e camarão.
Se até hoje você só comeu este prato no restaurante e acha que esta é uma receita difícil, não desanime! Preparar um ótimo risoto de camarão vai ficar mais fácil com as nossas dicas!

O tipo de arroz…

Este é o ingrediente mais importante para um risoto de camarão porque existem vários tipos de arroz. O Arborio é o mais recomendado para preparações a base de peixes e frutos do mar.
Mais pra frente iremos ver como a escolha do arroz é fundamental para o tempo de cozimento.

Quantidade de arroz…

Utilizar um copo médio para cada pessoa +1, por exemplo, para 4 pessoas= 4 copos + 1.

Ingredientes do risoto de camarão para 2 pessoas:

  • 3 copos de arroz
  • 200gr de camarão
  • 30gr de manteiga
  • 2 colheres de azeite extra-virgem
  • 1 cenoura
  • 1 talo de aipo
  • 1 colher de sopa de salsa
  • 1/2 cebola
  • 100 ml de vinho branco seco
  • sal e pimenta

Passo 1: camarão

Primeiro limpe o camarão e corte-o em pedaços grandes, tendo o cuidado de manter as cascas e as cabeças que serão úteis para o caldo

Passo 2: o caldo

Em uma panela, cozinhe por 5 minutos, as cabeças e cascas de camarão com a cenoura, o aipo picado e uma pitada de sal com 5 conchas de água. Quando estiver pronto, coe o caldo para retirar os resíduos de camarão

Passo 3: refogar e tostar

Pegue uma frigideira. É fundamental que o arroz seja preparado em uma frigideira grande com lados baixos para que se distribua bem na parte inferior.
Refogue a cebola em um pouco de azeite e manteiga. Adicione então o arroz e toste-o. Este é um passo muito importante: tostar o arroz serve para fechar os seus poros e fazer com que ele não fique empapado depois.
Para tostar o arroz é necessário que ele esteja bem distribuído em todo o fundo da panela. Para entender quando é devidamente tostado, coloque a palma da sua mão perto do arroz, se é bem quente quer dizer que está pronto.

Passo 4: cozinhar

Um vez que o arroz está tostado adicione o vinho branco e deixe esfumar, depois é o momento do caldo dos camarões. Neste momento você tem que escolher: se você quer o arroz seja mais sequinho, coloque um pouco mais de caldo (aproximadamente 1 litro) no início e em fogo médio deixe o caldo secar mas não mexa no arroz. Uma vez que o caldo é absorvido, adicione o restante um pouco de cada vez, mexendo muito pouco o arroz e por fim adicione os camarões limpos.
Se você ao invés preferir como nós um risoto mais cremoso, despeje o caldo um pouco de cada vez, o suficiente para cobrir o arroz e continue a girar. Neste modo o arroz vai liberar o amido, misturando todos os sabores. Toda vez que o caldo secar, adicione mais caldo até o fim do cozimento.

Passo 5: cremosidade e como servir

Geralmente o arroz Arborio leva de 15 a 17 minutos para cozinhar. Adicione os camarões somente no final do cozimento, alguns minutos antes (aproximadamente 2 minutos).
Para ver se o arroz está pronto prove alguns grãos, eles devem ser duros mas não crus (na prática, se você cortar um grão ele não deve ser branco no meio).
Desligue o fogo, adicione outra colher de sopa de manteiga, a salsa picada e deixe repousar (em italiano “mantecare“) por alguns minutos. Sirva o risoto de camarão em um prato rigorosamente frio!

Harmonização do risoto de camarão com vinhos

Massas e risotos com sabores do mar pedem vinhos e espumantes jovens, suaves, frescos, com uma ótima sapidez, de média estrutura e uma certa personalidade gusto-olfativa, como o branco fresco e de ótima sapidez Alto Adige Sauvignon ou o frutado e aromático Müller-Thurgau.

Também poderá te interessar:

30 Comments

    • Oi Saul, tudo bem?
      Os camarões são os últimos a serem acrescentados porque já foram cozidos antes para fazer o caldinho, isso vai ser mais ou menos alguns minutos antes de terminar o tempo de cozimento do arroz, senão o camarão pode acabar ficar com aquele aspecto “borracha”.
      Abraços!

      Reply
    • Oi Saul, tudo bem?
      Os camarões são os últimos a serem acrescentados porque já foram cozidos antes para fazer o caldinho, isso vai ser mais ou menos alguns minutos antes de terminar o tempo de cozimento do arroz, senão o camarão pode acabar ficar com aquele aspecto “borracha”.
      Abraços!

      Reply
  1. Olá. O vinho de vê ser adicionado logo após o arroz ou deve-se deixar o arroz tostar primeiro e depois juntar o vinho? Obrigada.

    Reply
    • Olá Cristina, tudo bem? Então, deixe o arroz tostar por alguns minutos e daí sim adicione o vinho branco para esfumar.
      Um grande abraço,

      Reply
  2. Olá, em ralação a resposta ao Saul. Pelo que entendi na receita,apenas as cabeças e cascas de camarão sao cozidos para o caldo,e naõ o filé, como eles podem estar cozidos quando for acrescentado ao arroz?
    Abraço

    Reply
    • Verdade Eliane, erro nosso.
      O caldo é feito somente com as cabeças e as cascas.
      Os camarões (crus) são adicionais no final como dito na receita.
      Obrigada pelo toque!

      Reply
      • Obrigada, Bruna, eu sempre errava o ponto do camarão, ficava borrachudo. Parabéns pelo site.

        Reply
      • Os camarões são adicionados CRUS ao final da receita? Eles cozinham em apenas 2 minutos?

        Reply
        • Exato Daniel, os camarões vem cozinhados no final para evitar que fiquem “borrachudos”.

          Abraços!

          Reply
        • Olà Daniela,
          os camarões são adicionados crus ao final da receita porque não precisan de muito cozimento senão se endurecem.
          CIAOOOO

          Reply
  3. Que tipo de camarão recomendam?

    Reply
    • Oi Marília, te recomendamos os camarões gigantes tipo aqueles argentinos. Ciao!

      Reply
  4. Olá! Gostei mto da explicação sobre o preparo, faz toda diferença. Vou experimentar fazer o risoto, depois volto aqui para comentar. 😉 Beijos! E parabéns pela bela receita! 😉

    Reply
    • Muito obrigada Joyce!
      Conta pra gente depois e buon appetito 🙂

      Reply
  5. Boa tarde.
    Preciso fazer um jantar para umas 20 pessoas, pensei em fazer esse risoto, seria possível fazer para esse número de pessoas? E se sim, aumentaria os ingredientes em proporção para o número de pessoas? Também pensei em acompanhar postas de salmão juntamente com o risoto, o que acham?
    Obrigado

    Reply
    • Oi Jair, voce ja fez por acaso o risoto alguma vez? Te digo que fazer para 20 pessoas é dificil até pra mim que cozinho ha muito tempo. Voce teria que ter uma panela de resturante, bem grande porque o risoto precisa se extender no fundo muito bem. De resto as porçoes aumentam. Geralmente a gente aqui na Italia servimos como primeiro prato o risoto, limpamos a boca com um bom vinho e depois servimos um outro prato, como pode ser o salmao. Digamos que seria que é um otimo jantar!

      Reply
  6. Olá, qual o tipo de pimenta uso ? E para ficar com a cor meio avermelhado não preciso de massa de tomate ou tomate ?

    Reply
    • Olà Daniele,
      a pimenta do reino è perfeita. A cor meio avermelhado è dado da o caldo de camarão!

      Ciao

      Reply
  7. E se de repente os camarões estiverem congelados, qual é o processo ou critério a ser aplicado? Ou deve descongelar no dia ou noite anterior ou algumas horas antes de fazer o prato?

    Reply
    • Ola Paulo,
      vc deve descongelar os camarãoes algumas horas ante.

      Ciao!

      Reply
  8. Olá. Posso fazer o caldo com camarões secos em vez de usar cabeças e rabo?

    Reply
    • Olà Gisele,
      nunca se utiliza esso in Italia. Acho que è melhor utilizar exclusivamente a cabeças e rabo. O caldo precisa ser delicado e acho que os camaroes secos deixen um sabor mais intenso.

      Ciao

      Reply
  9. Gostaria de saber se a cenoura é ralada ?

    Reply
    • Ola atima,
      a cenoura sirve unicamente para temperar o caldo. E’ suficiente descascar-la e deixar-la intera.

      Reply
  10. Olá! O copo ao qual vocês se referem na receita equivale a quantas gramas de arroz?

    Reply
    • Olà Amanda, o copo è cerca de 70g.

      Reply
  11. Boa noite. Só tenho camarões limpos e congelados. Como faço o caldo?

    Reply
    • Ola Sirlane,
      utilize o caldo vegetal…

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *