Como ler os rótulos dos vinhos

Muitas vezes você compra uma garrafa de vinho pela beleza da etiqueta. Sua função, além daquela de ser uma estratégia marketing, é de ser, sem dúvida, o rg do vinho, contendo informações que são fundamentais de entender.

Um rótulo é definido por um conjunto de rótulos que podem ser aplicados a uma garrafa: embora algumas apresentem somente um rótulo, em muitas outras garrafas é presente uma contra etiqueta na posição oposta àquela principal.

O rótulo principal é aquele que encontramos na frente da garrafa e que contêm certamente o nome do vinho, seguido das suas denominações (para saber mais sobre as denominações clique aqui) e do nome do fabricante. Desta forma, o consumidor pode ler e entender a região de origem do vinho e sua aplicação. Há então uma indicação do título volumétrico, ou seja, a quantidade de álcool presente na garrafa, expressa em um valor percentual de volume em um litro de vinho. Se você ler, por exemplo, 13% vol., isso significa que 13 por cento de um litro deste vinho é composto de álcool.

O primeiro rótulo (o mais importante), serve então para resumir o que estamos comprando e suas características principais (álcool e a qualidade).
Mas se não sabemos com precisão as características do vinho, o rótulo de trás pode nos ajudar, dando mais informações sobre as uvas utilizadas e, menos frequentemente, as suas características e dicas de harmonização. Por isto que muitas vezes o consumidor lê este rótulo só para entender se o vinho pode ser combinado com algum tipo de prato ou se ele é adequado para um determinado tipo de serviço.

Se você ainda acha toda esta história muito complicada, vamos te ajudar com um pequeno guia para identificar as principais características dos vinhos dependendo das uvas utilizadas. Clique nos links a seguir para virar um espert 🙂

Vinhos Tintos
Vinhos Brancos

2 Comments

  1. GOSTEI DA ABORGAGEM. SOU UM ADMIRADOR DA NOBRE ARTE DE APRECIAR A BEBIDA DOS DEUSES.

    GOSTARIA DE RECEBER EMAIL COM CURIOSIDADES.

    Reply
    • Oi Nilo, muito obrigada pela sua mensagem! Em breve será disponível um serviço por email, por agora te convidamos a seguir a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/PecadoDeVinho onde colocamos sempre todas as novas receitas e/ou dicas que publicamos. Abraços!

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *