Como fazer a gulosa Mozzarella in Carrozza

Como fazer a gulosa Mozzarella in Carrozza

O nome desta receita em italiano faz lembrar um conto de fadas (carrozza=carruagem), o sabor dela então é melhor ainda. Esta receita nasceu como uma alternativa para recuperar as sobras de mussarela e de pão, o nome há origem romântica e tem como referência os fios que se criam quando se morde esta espécie de sanduíche, semelhante aos freios dos cavalos ligados a carruagem.

Pão duro e mussarela: estes são os principais ingredientes da Mozzarella in Carrozza, glória da cozinha napolitana popular e aclamada mais tarde por todos (ou quase) os outros tipos de cozinhas italiana.
Já se foram criadas várias versões desta receita, sempre todas muito saborosas: com presunto, com anchovas, etc. De qualquer maneira fica o fato que não importa qual versão se adote, este prato vai sempre satisfazer qualquer paladar pois é realmente delicioso.
Nós do PDV te aconselhamos a versão mais clássica e mais simples, assim você irá aprender todos os passos necessários para poder fazer a Mozzarella in Carrozza original e deixar a criatividade rolar com novas versões.

Ingredientes da Mozzarella in Carrozza (ou alla milanese)

Para os ingredientes não existem medidas definidas. Como é uma receita que aproveita as sobras, esta a você escolher quando usar de cada ingrediente. Por exemplo, se você tem 4 fatias de mussarela com um pouco menos de um centímetro de espessura você precisará ter 8 fatias de pão da mesma espessura.

Então você vai precisar de:

  • Para 2 fatias de mussarela utilize 1 ovo inteiro com uma colher de sopa de leite e tempere com sal e pimenta a gosto;
  • 2 colheres de sopa de farinha branca para empanar e óleo o bastante para fritar.
  • Pão de forma

Como preparar a Mozzarella in Carrozza

Primeiro corte a mussarela em fatias finas e deixe escorrer um pouco da sua água em modo que fique mais seca (se você estiver utilizando aquela fresca, pode-se utilizar a mussarela mais comum de se encontrar).
Corte o pão em fatias também regulares (se ele já não estiver cortado), remova a parte mais dura da crosta e adicione a mussarela criando um sanduíche. Achate ele com as palmas das mãos e passe ele na farinha, certificando-se de cobrir cada lado, principalmente as extremidades laterais.

Em seguida, mergulhe ele no ovo batido com o leite temperado já com sal e pimenta. Se você quiser ter certeza que o sanduíche está bem fechadinho repita novamente o processo todo, passando ele novamente na farinha e no ovo.

Por fim, frite a sua Mozzarella in Carrozza em óleo bem quente até obter ficar bem dourada. Sirva e coma logo quente, é tão deliciosa que você não vai nem se importar de queimar seus dedos.

Com qual vinho acompanhar a Mozzarella in Carrozza

A oleosidade dada pela fritura pede vinhos com uma acidez mais pronunciada ou até mesmo frisantes para que possamos limpar a boca e prepará-la para a próxima mordida. Boas opções de harmonização são vinhos brancos como um Frascati, Falanghina ou até mesmo um Fiano di Avellino mais leve. Se quiser uma opção espumante experimente com um Prosecco.

4 Comments

  1. Facil de fazer e é delicioso

    Reply
    • Verdade Joao, é uma tentaçao mesmo 😉

      Reply
    • Excelendte pedida para o final de semana com uma otima cerveja. Utilizei pao integral, quijo provolone e wueijo serra da canastra, ficou maravilhoso.

      Reply
  2. Hummmm deve ser muito bom!!!!

    Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *