Como escolher o Lambrusco certo

Como escolher o Lambrusco certo

O Lambrusco é um vinho que não foi muito valorizado nos útimos anos e muitas vezes ouvimos falar que ele é um vinho sem graça ou sem muito valor.

Com certeza grande parte da culpa desta má fama é de alguns produtores que escolhem uvas não muito boas apenas com o objetivo de produzir vinhos de baixa qualidade, maximizando a produção e o lucro em detrimento da qualidade. Isso levou inevitavelmente a pensar que as uvas utilizadas para a produção do Lambrusco sejam adequadas apenas para fazer um vinho de baixa qualidade e juntam-se a este fato as regras de mercado que também não ajudam, porque geralmente se pensa que um vinho frisante é bom e de qualidade só se este for branco (culpa da moda do Champanhe) e que os tintos frisantes são péssimos (culpa daqueles que odeiam o Lambrusco).

Graças à dedicação e a paciência de alguns produtores italianos, o Lambrusco está descobrindo novamente a qualidade e a glória dos bons tempos passados. Não podemos esquecer que o Lambrusco é um dos vinhos mais antigos da Itália e se encontram vestígios de mais de mil anos atrás.

O importante é saber escolher um bom Lambrusco. As variedades mais importantes são:

  • Lambrusco di Sorbara (provavelmente a melhor)
  • Lambrusco Grasparossa
  • Lambrusco Salamino

Cada uma dessas variedades é com certeza garantia de um vinho frisante de qualidade e de um tipo de Lambrusco que você provavelmente nunca bebeu. Cuidado com os rótulos que não possuem os nomes citados na lista acima e que geralmente indicam somente “made in Italy” ou “made in Emilia Romagna”, a qualidade certamente será menor e você só irá pagar por uma grande dor cabeça depois.

Na Itália, um Lambrusco de qualidade dificilmente custa menos de 6 euros (cerca de 18 reais), tendo em conta também os custos de exportação, um bom Lambrusco no Brasil pode custar pelo menos 70/90 reais.

O fato é que infelizmente o Lambrusco é uma vítima do capitalismo, mas chegou a hora da sua revolução vermelha (e frisante): vale a pena descobrir juntos a emoção e alegria que só o vinho pode nos oferecer, dando a ele o respeito que com certeza ele merece.

HASTA EL LAMBRUSCO SIEMPRE!

likeCurtindo a nossa Página no FB você poderá ficar sempre atualizado sobre o mundo do vinhos com as nossas dicas!

Também poderá te interessar:

  1. O VINHO E O SEXO
  2. CARACTERISTICAS DO LAMBRUSCO
  3. A VERDADEIRA RECEITA DA LASANHA A BOLONHESA
  4. AS SIGLAS DOS VINHOS: DOC, DOCG, …

71 Comments

  1. Tenho um Lambrusco Grasparossa com mais de trinta anos, ele ainda estaria bom para ser bebido?
    Abraços

    Reply
    • Ola Helio,
      O Lambrusco é um vinho frisante jovem com uma acidez importante e por isso vai consumido rapidamente. Infelizmente nao é um vinho adapto ao envelhecimento.
      Se voce tiver mais duvidas é so nos escrever.
      Abraços.

      Reply
    • Helio, mas voce sempre pode conservar a garrafa. Um Lambrusco de 30 anos pode até ter um certo valor ou pelo menos é um otimo objeto de decoraçao!

      Reply
  2. existe vinho Lambrusco, sem ser frisante?

    Reply
    • Olá Icaro,
      Não, o Lambrusco é um vinho que se torna firsante através da segunda fermentação, que leva o nome de “presa di spuma.” Esta última, acontece na adega a uma temperatura controlada entre 16-20°C em recipientes fechados especiais, chamados autoclaves. O CO2 produzido durante este processo permanece dissolvido no vinho, criando assim, as famosas “bolhas” de Lambrusco.

      Se o vinho for produzido de forma independente, e depois engarrafado com o método clássico (Champenois), esta a segunda fermentação citada acima irá ocorrer dentro da própria garrafa.

      Se você tiver mais dúvidas, escreva pra gente. Abraços!

      Reply
  3. O lambrusco é indicado para acompanhar qual o tipo de alimento!?
    Obrigado, abs

    Reply
    • Olá Wesley, tudo bem?
      O Lambrusco é um vinho que combina bem com alimentos gordurosos em geral pois ajuda a “limpar” a boca, renovando o paladar. Exemplos de alimentos assim são carnes vermelhas, salames, presunto de parma, bacon e tortas salgadas. Vai muito bem também com massas a base de ovos como lasanha e tagliatelle, especialmente massas com recheio como o tortellini. O Lambrusco vai bem também com alguns pratos de peixe como peixe frito e salada de frutos do mar.
      Se tiver mais dúvidas, escreva pra gente!
      Abraços

      Reply
  4. O gás carbonico do lambrusco pode afetar o estômago como o gás de refrigerantes?

    Reply
    • Oi Marcio,
      A quantidade de gás carbônico presente no Lambrusco é com certeza inferior a dos refrigerantes. Além disso, o CO2 presente no Lambrusco é produzido naturalmente através da sua fermentação e não artificialmente como a gasificação feita nos refrigerantes.
      Lembre-se de que na verdade o grande problema dos refrigerantes é a quantidade de açúcar e outras substâncias, mas como não somos nutricionistas nem médicos, não vamos entrar muito no mérito 🙂
      Não pensamos que existam grandes contra-indicações com o Lambrusco, a não ser que você tenha realmente problemas de estômago e neste caso, sempre lembrando que não somos médicos, te indicamos a falar diretamente com o seu. Mesmo porque estamos falando sempre de uma bebida alcoólica, que obviamente vá consumida com moderação.
      Abraços,

      Reply
  5. Olá! parabéns! vocês podem indicar algumas marcas de lambruscos? Tenho um grande problema ao comprar, pois, sou cego emuitas vezes as pessoas que atendem em algumas lojas que vou não conhecem a língua em que está descrito na garrafa. Somente uma o somelier está o dia todo, mas, nas outras quando tenho tempo que é pouco eles não estão. assim, com algumas indicações ficaria mais fácil minha vida! risos.

    Reply
    • Ola Jony, tudo bem?
      Sabemos que não é facil comprar um bom Lambrusco no Brasil e por isso, para excluir definitivamente os “Lambruscos ruins”, tente procurar por aqueles italianos DOC (denominação de origem controlada) e do tipo Sorbara ou Grasparossa.
      Se voce estiver com mais duvidas, escreva pra gente.
      Abraços

      Reply
  6. cerca de 18 reais que com importação chega ao brasil por 70 a 90 reais??
    Isso é um roubo!

    Reply
    • Pois é Luiz, concordamos com você. Infelizmente este é o sistema tributário brasileiro mas temos experança que as coisas vão melhorar!

      Reply
  7. Qual o melhor vinho para presentear? No caso, tenho a informação que a pessoa gosta de vinho, mas não sei especificamente o gosto.

    Reply
    • Oi Mariana, tudo bem?
      Se o presente for pra uma mulher te sugerimos um espumante, de preferencia docinho como o Brachetto ou o Asti Spumante.
      Se for para um homem aposte em vinhos tintos importantes como um Brunello ou um Chianti Classico. Se voce quiser surpreender, arrisque um Barbaresco. E’ um otimo vinho tinto muito apreciado e um pouco mais barato que o Brunello e o Chianti.

      Se tiver mais duvidas, pode escrever pra gente.
      Um grande abraço!

      Reply
  8. Nunca fui um apreciador de vinhos, até descobri o vinho tipo Lambrusco são realmente maravilhosos e olha que aqui na roça onde eu moro( região dos lagos rj) eu ainda não encontrei os de qualidade no máximo um porta soprana , mas mesmo assim a muito tempo não bebo de outro tipo …

    Reply
    • Oi Federico, tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentario. Esperamos conseguir logo mais poder ajuda a aumentar cultura do vinho italiano no Brasil e também melhor a imagem do Lambrusco.

      Um grande abraço 🙂

      Reply
  9. Olá gostaria de entender melhor sobre o citado “Lambrusco ruim”? Sou leiga no assunto ainda. Os tais Cella Lambrusco o q vc poderia dizer deles? Em seus rótulos estão identificando q são da Itália. Agradeço mto se puder esclarecer. Sheila

    Reply
    • Oi Sheila tudo bem?
      Te aconselhamos a evitar vinhos Lambrusco que possuem no rótulo somente “made in Italy” ou “feito na Itália” e procurar aqueles que indicam a variedade do Lambrusco como: Sorbara, Grasparossa e Salamino. Essas variedades são uma garantia de um Lambrusco de qualidade, feito numa região específica e especializada na produção de Lambruscos mais refinados.
      O Lambrusco, infelizmente, foi e é ainda muito produzido em alta escala e isso garante a perda significativa da qualidade dele, por isso te indicamos uma estrada mais segura 🙂

      Se tiver mais duvidas, não deixe de nos escrever. Te desejamos um ótimo 2015!

      Reply
      • Grata pelo conselho! Adorei a iniciativa de fazerem esse espaço para esclarecimentos e compartilhar conhecimentos. Sucesso!
        Feliz Ano Novo com direito a muitos deleites e sabores! Abço, Sheila.

        Reply
  10. Olá
    Vou fazer uma festa na qual vai servir um rodizio de pizza, qual Lambrusco Servir?

    Att.

    Reply
    • Oi Felipe, tudo bem?
      Para acompanhar as pizzas procure por um Lambrusco de Sorbara. E’ um vinho seco, de medio corpo e alcol. Nada de Lambrusco doces hein 😉
      Abraços

      Reply
  11. Ola, me caso fim do ano, orçamento apertado. Ja tomei um rose em um casamento.Eles são mais em conta ? Odeio os doces.
    Qual pode indicar. E qual menos caro
    RS. Grata 🙂

    Reply
    • Oi Patricia,
      Roses nao sao garantia de menor preço. Otimas opçoes sao vinhos como o Prosecco e até mesmo o Lambrusco (sempre se for de boa qualidade) pois estes vinhos sao muito exportados para o Brasil.
      E lembre-se nada de Lambrusco doce 🙂

      Abraços!

      Reply
  12. Olá. ..Estou recentemente descobrindo o prazer de degustar um lambrusco frizante . Confesso que ainda estou nos mais baratos. Porém, eu estou gostando. Antes eu só apreciava os vinhos doces. Está sendo uma boa transição. Na medida que vou lendo e aprendendo, vou abrir a carteira para apreciar os mais “caros”.

    Reply
    • Oi Tais,
      E’ sempre maravilhoso abrir novos horizontes e descobrir novos sabores. Ficamos contentes que você esteja experimentando vinhos diferentes mas lembre-se que nem sempre é o valor que determina a qualidade de um vino, indo em lojas especializadas é possível encontrar vinhos não tão caros mas de boa qualidade.

      Um grande abraço!

      Reply
  13. Olá, gostaria de uma sugestão. farei um almoço típico italiano regado de muita massa e com varios tipos de molho. Qual o melhor Lambrusco para servir nessa ocasião?

    Reply
    • Olà Monique,
      o Lambrusco Grasparossa è o nosso favorito para acompanhar as varias massas italianas! Sigue o nossos conselhos para a escolha :)!

      Reply
  14. CELEBRAREI MEU CASAMENTO EM BREVE. ESTOU EM DÚVIDA SOBRE QUAL MARCA DE LAMBRUSCO COMPRAR. EM PRIMEIRO LUGAR ESTOU BUSCANDO A QUALIDADE, O PREÇO É SECUNDÁRIO.
    NO CASAMENTO SERÁ SERVIDO, MASSAS, CARNE (FILÉ MIGNON), SALMÃO ETC…

    QUAL MARCA SERIA A MAIS INDICADA, PARA SATISFAZER OS CONVIDADOS?
    NÃO QUERO DEIXAR NINGUÉM DE RESSACA RSRS…
    OBRIGADO

    Reply
    • Oi Mauro, tudo bem?

      Procure sempre Lambrusco que tenham sido produzidos aqui na Italia. As melhores variedades sao: Sorbara, Grasparossa e Salamino.
      Estas variedades sao uma garantia de boa qualidade.

      Se tiver mais duvidas, escreva pra gente! Abraços!

      Reply
  15. Olá, gostaria de saber qual bebida voces sugerem para o brinde dos noivos, algo não muito caro.
    obrigada

    Reply
    • Oi Ana,
      A melhor opção atualmente é o Prosecco. Ele tem sido exportado no mundo inteiro por várias adegas italianas então fica mais fácil encontrar um Prosecco de ótima qualidade a um bom preço. Além disso é um espumante na hora do brinde é perfeito 🙂

      Reply
  16. Que final de texto horrível. Por que você não se muda pra Coréia do Norte e procura um lambrusco pra tomar? Além de ser anti-capitalista, comete a incoerência de defender uma ou outra empresa capitalista que vende lambrusco. Afê. Um abraço.

    Reply
    • Caro Caio,
      lamentamos que nosso artigo tenha ofendido qualquer tipo de fé política e lamentamos que voce não tenha entendido a ironia. Nós do Pecado de vinho não patrocinamos qualquer ideologia , apenas tentamos recomendar as melhores opções para aqueles que queiram apreciar plenamente o vinho (Grasparossa , Sorbara etc não são empresas, mas as áreas de Itália, onde as melhores empresas indiscriminadamente de seu nome produzem o melhor Lambrusco). O conceito expresso no artigo apenas quer enfatizar que muitas vezes a fim de obter as melhores margens, vendedores propõem Lambruscos que são realmente baratos a preços inflacionados (daí ironicamente tomamos o conceito de maximização do lucro típico da ideologia capitalista ).

      Por favor continue nos seguindo. Um abraço

      Reply
  17. Qual a sua opinião sobre o Cella Lambrusco?

    Reply
    • Oi Taniucha tudo bem?
      O Cella Lambrusco é um produto na média, ou seja, pode ser uma alternativa se você deseja economizar mas não é um vinho de fortes emoções.Te aconselhamos a evitar vinhos Lambrusco que possuem no rótulo somente “made in Italy” ou “feito na Itália” e procurar aqueles que indicam a variedade do Lambrusco como: Sorbara, Grasparossa e Salamino. Essas variedades são uma garantia de um Lambrusco de qualidade, feito numa região específica e especializada na produção de Lambruscos mais elegantes.
      Abraços!

      Reply
  18. Boa tarde! Gostaria de saber se tem algum lambrusco branco que não seja tão doce como a maioria.
    Obrigada.

    Reply
    • Oi Mariangela,
      O Lambrusco nasce como um vinho seco. No Brasil que a versao doce ficou famosa.
      Existem brancos secos sim, mas acho dificil voce conseguir encontrar no Brasil. Talvez em Sao Paulo onde a oferta seja maior. A adega do St Marche é bem boa, tenta la 😉
      Abraços!

      Reply
  19. Olá,porque nos comentários você sempre coloca nada de Lambrusco doce?

    Reply
    • Oi Paula,
      Porque o Lambrusco nasce como um vinho tinto frisante seco. Existem versoes doces que sao mais famosas no exterior mesmo.
      Na verdade pra gente qualquer vinho bom é valido, basta lembrar que se é doce é melhor acompanhar com um doce, esta seria a sua correta harmonizaçao.
      Abraços!

      Reply
  20. Boa noite!
    Tenho um Cella Tinto e gostaria de saber com quais petiscos posso servi-lo. Não quero massa ou refeição, apenas aperitivos.
    Atenciosamente, Ana.

    Reply
    • Ola Ana Paula,
      o Cella Tinto cai bem com os classicos aperitivos de bar: salgados, queijinhos, salame, calabresa, provolone frito…

      Reply
  21. Existem LAMBRUSCO BRASILEIRO DE BOA QUALIDADE?

    Reply
    • ….mmmmmm…nunca encontrei…

      Reply
  22. Bom dia, Irei fazer uma festa e tenho duas opções para escolher, qual o melhor entre o Lambrusco dell’emilia Madona ou Lambrusco Emilia – ca’di valle?

    Reply
    • Oi Rafael,
      escolha o Ca’ Di Valle.
      Estudamos os dois e o Ca’ di valle é mais elaborado e menos doce. O “madona” parece ser um vinho de mese muito simples, adequado para utilizar em outros drinks como a sangria 🙂
      Abraços!

      Reply
  23. Boa tarde, o lambrusco della branco, é de boa qualidade?

    Reply
    • Olà Hicoar,
      na Italia nao è muito comun.

      Reply
  24. Olá
    Os Lambruscos da região de Emilia-Romagna, especificamente vincula Chiarli 1860, são de qualidade?

    Reply
    • Ola Taise,
      disculpa para la demora. Tuvimos problemas con o server. Chiarli è un Lambrusco de meia qualidade não obstante bom para que vc pode encontrar em Brasil.

      Reply
  25. Provei o Cella Lambrusco e embora indique “made in Italy” somente, é um ótimo vinho. Sou muito leiga no assunto. Nunca tinha provado Lambrusco. Fiquei encantada, ainda mais depois do que li aqui, que é gaseificado naturalmente. Vou provar outros.

    Reply
  26. olá!
    provei de um Lambrusco ptoduzido nas serras gauchas… Tem a mesma qualidade dos priduzidos na Italia? é possivel?

    Reply
    • Ola Junior,
      nunca provei Lambrusco gauchos…mais nao acredito que è a mesma qualidade daquelo italiano.

      Reply
  27. Estou pensando em comprar um Lambrusco, e me falaram do Rosso Amabile. O que me diz sobre ele? Combina mais com o que? A Qualidade é boa?

    Reply
    • Olà Wellington,
      cual marca?

      Reply
  28. O artigo está bom. Mas aprendi ainda mais com as perguntas/respostas nos comentários.
    Parabéns pela página!

    Reply
    • Por isso que fizemos un blog!

      Reply
  29. Tenho um lambrusco della Emília villa Giada tinto amabile. Ele bem harmoniza com lasanha à bolonhesa?

    Reply
    • Lambrusco e lasanha é quase a harmonizaçao perfeita Marcelo, vai fundo 🙂 mas não Lambrusco doce!

      Reply
  30. Bom dia! Para casamento, lambrusco donelli branco amabile seria uma opção? Serão servidos japonês e massas.

    Reply
    • Oi Lali, tudo bem? Regrinha basica: vinho doce com sobremesas ou alguns queijos mais fortes como o gorgonzola. 😉

      Reply
  31. Tenho que comprar um vinho branco, para festa de aniversário de 15 anos de minha filha. Estou com a opção do lambrusco cella e o lambrusco villa fabrizia. Quais dos dois é menos doce e qual me indicaria?

    Reply
    • Qual outro vinho poderia me indicar?

      Reply
      • Ola Rigerio,
        estes sao os melhores!

        Reply
  32. Olá,

    N entendo mto de vinhos, apenas o básico. Se bem entendi, Lambrusco n é uma marca de vinho, e sim, o tipo da uva e existem Lambruscos de várias marcas, de acordo c as viniculas onde são produzidos, certo?
    Se for isso mesmo, tenho 3 dúvidas.
    Esses 4 tipos de Lambruscos de qualidade são consideradas marcas? E, desses 4 tipos (ou marcas ?) só existem tintos ou tem tb rosé? (Gosto mesmo de vinho branco. Ainda mais sendo frisante, se for tinto, n dá mesmo.)
    A outra dúvida é se existem Lambruscos produzidos no Brasil; pois vi à venda em um site um dito Lambrusco “tupiniquim”… Se n me engano, o nome era Courmayeur.

    Reply
    • Oi Renata.
      Esses 4 tipos são variadades de uva e não a marca.
      O Lambrusco é originalmente um vinho tinto mas aqui na Italia estao aparecendo também alguns rosés interessantes. Por agora, nenhum branco.
      Quando aos Lambruscos brasileiros, infelizmente não vou poder te responder porque nunca experimentei mas te garanto que hoje em dia é possivel encontrar no Brasil enotecas que vendem Lambruscos italianos “verdadeiros” 🙂
      Abraços!

      Reply
    • Ola Bruna,
      nao encontrei nunca essos vinhos em Italia!

      Reply
  33. Olá!
    Estou a montar luta para presente com vinhos e me deparei com uma dúvida que não estou conseguindo saná la… Qual a taça ideal para lambrusco, seria mesma dos espumantes!?

    Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Parma: arte e gastronomia | Turista imPerfeito - Lugares e Sabores - […] vou ter abrir uma exceção: experimente o vinho Lambrusco. Não é de Parma, mas é uma delícia. É um vinho…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *