Como armazenar seus vinhos em casa

Como armazenar seus vinhos em casa

Quando o vinho não está sendo consumido, ele deve descansar próprio como uma pessoa. Como uma pessoa, o vinho deve “dormir” deitadinho no escuro a uma temperatura constante.

Te damos algumas dicas simples de seguir para um bom armazenamento/envelhecimento dos vinhos tintos:

1) Armazenar o vinho em uma posição horizontal. Isso mantém a humidade da cortiça, que permite ao vinho de respirar.
2) Manter a garrafa em um lugar meio escuro.
3) Colocar a garrafa em um lugar que tenha uma temperatura constante.
4) Não agite a garrafa.
5) Certifique-se que haja uma umidade suficiente no ambiente em questão

Mudanças de ar, luz e temperatura ajudam muito estragar o vinho. O calor excessivo gera a expansão do vinho que vazando na tampa permite a entrada de ar na garrafa, fazendo com que o vinho comece a adquirir o sabor típico do vinagre. A temperatura ideal vai dos 10 aos 15 graus. Recorde-se, no entanto, que as temperaturas superiores a 25 graus comprometem seriamente as características do vinho.

A questão da humidade também é muito importante. Armazenar o vinho em condições de humidade elevada pode levar ao crescimento de fungos sobre a rolha. Pouca umidade ao invés causa o encolhimento da cortiça. A umidade ideal é em torno a 70%.

Mas nem todo mundo tem uma adega em casa. Nestes casos, podemos recorrer a lugar escuro tentando convertê-lo o quanto possível em uma adega ideal: com uma temperatura de cerca de 15 graus, escuro e silencioso.

O que evitar:
– A cozinha, que sofre sempre das mudanças de temperatura causadas pelos eletrodomésticos.
– Locais com alimentos (ou outras substâncias) com cheiros muito fortes.
Manter a garrafa em uma geladeira comum

Temos também que ter cuidado com as garrafas mal posicionadas. Na parte inferior, onde a temperatura é um pouco mais fria, colocamos os vinhos brancos e no alto colocamos aqueles vinhos tintos importantes. Em qualquer caso, a conservação em casa garante a vida do vinho apenas por alguns anos, dois ou três, no máximo. No mercado estão disponíveis frigoríficos específicos perfeitos para armazenar o vinho, que no entanto têm a desvantagem de não serem muito espaçosos e de consumirem muita energia.

Também poderá te interessar:

REGRAS BáSICA PARA HARMONIZACãO DOS VINHOS
VINHO TINTO E PEIXE
AS SIGLAS DOS VINHOS: DOC, DOCG, …
ESPUMANTE, COMO ESCOLHER
COMO ESCOLHER UM BOM CHIANTI

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *