Carpaccio de Carne com Rúcula e Parmesão

Carpaccio de Carne com Rúcula e Parmesão

Um clássico prato de verão, mas que adoramos em todas as épocas do ano, o Carpaccio de Carne com rúcula e parmesão é um prato simples e um modo rápido de preparar a carne crua.

O Carpaccio de Carne foi inventado na década de 50 por Giuseppe Cipriani, que preparou este prato pela primeira vez durante uma exposição de pinturas sobre o artista Vittore Carpaccio, para atender às necessidades da condessa Amalia Nani Mocenigo que, infelizmente, era forçada a seguir uma dieta que a impedia de ingerir carne cozida.

O Carpaccio de Carne é geralmente servido como entrada, mas também pode ser servido como um segundo prato leve a base de de carne.

Ingredientes do Carpaccio de Carne para 3/4 pessoas:

  • 400 g de carne (filé ou contrafilé)
  • 100 g de queijo parmesão cortado em lâminas
  • 100 g de rúcula

Para o molho citronette:

  • 70 g de suco de limão
  • 100 ml de azeite de oliva extra virgem
  • Sal e pimenta moída a gosto

Preparação do Carpaccio de Carne

Antes de tudo é importante que a carne seja cortada muito fina, quase como um presunto fatiado.
Para preparar o Carpaccio de Carne com rúcula e parmesão comece fazendo o molho citronette: coloque o suco de limão em uma tigela, acrescente o azeite, o sal e a pimenta, emulsionado tudo de preferência com um fuê.

Quando o molho estiver pronto, comece com a preparação do prato. Espalhe uniformemente as folhas de rúcula e coloque as fatias de carne por cima. Sobre a carne, adicione as lâminas de queijo e por cima de tudo termine com o molho citronette. Deixe em infusão por cerca de meia hora na geladeira para que a carne pegue sabor, neste modo o limão vai cozinhar um pouco de carne também, mas se você for amante da carne crua sirva imediatamente!

Se você quiser algo mais refinado e sofisticado, você pode enriquecer a citronette adicionando ao molho uma colher de sopa de mostarda ou maionese.

Como combinar o Carpaccio de Carne com Vinhos

O Carpaccio de Carne é um prato delicado mas que pode nos presentar com sensações muito intensas e persistentes. Características comuns neste prato são a tendência doce e a suculência da carne, acompanhada com uma discreta tendência ácida que pede uma boa maciez do vinho. Vinho brancos macios, frescos e com uma boa sapidez, podem equilibrar as sensações que encontramos no prato de Carpaccio de Carne.

Opções ótimas de brancos são um Langhe Chardonnay, com uma leve passada em barris de madeira, ou até mesmo um Roero Arneis. Se você preferir vinhos tintos, recomendamos vinhos jovens e de teor alcoólico moderado (max 12% de álcool) como um Pinot Nero ou Sangiovese Emiliano.

3 Comments

  1. excelente e fina a receita, porém eu costumo nesta receita associar alcaparraz e mostarda djon

    Reply
  2. Molto buono carpaccio e vero ,uno manjare!!!

    Reply
    • Grazie Josue 🙂

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *