Caprese com mussarela de búfala, perfeita para um almoço diet!

Caprese com mussarela de búfala, perfeita para um almoço diet!

Vamos tirar de uma vez por todas da cabeça que comer mussarela nos faz engordar. Muito pelo contrário, entre todos os tipos de queijos, a mussarela é um dos mais magros. Mais especificamente, a mussarela de búfala possui cerca de 250 Kcal por 100g de produto e além de ser dietética também é muito saborosa. Perfeito não?

Uma outra característica interessante é que a mussarela é um queijo facilmente digerível, com um baixo teor de lactose e colesterol, e é uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico, acompanhada por um baixo teor de gordura.

Não é novidade que a mussarela é muito consumida na Itália mas existe um prato feito com ela que é muito apreciado pelos italianos, principalmente no verão: a caprese. Os ingredientes são muito simples e são presentes na base da dieta mediterrânea (nomeada Património Mundial pela UNESCO em 2009): mussarela, azeite de oliva e manjericão.

A preparação é bem fácil

Lave os tomates e corte-os em rodelas, em um prato distribua as rodelas de tomate em forma de círculo e no meio adicione a mussarela cortada em pedaços. Tempere tudo com um pouco de azeite, uma pitada de sal, pimenta e algumas folhas de manjericão. Sirva este prato acompanhado com fatias de pão.

Algumas dicas para aproveitar o melhor que a mussarela pode te dar

Para desfrutar das melhores características da mussarela de búfala, recomenda-se que ela venha consumida no mesmo dia em que foi comprada. Caso contrário, guarde-a na geladeira sempre imersa em seu próprio soro. A mussarela de búfala deve sempre ser servida em temperatura ambiente, por isso lembre-se de tirá-la da geladeira um pouco antes de servir.

Para saber se uma mussarela de búfala está realmente fresca, basta cortá-la e verificar se ela perde o soro presente no seu interior.

Dicas de harmonização de mussarela e vinhos italianos

Para acompanhar a mussarela de búfala, te aconselhamos um vinho típico da região a partir da qual ela vem produzida: a Campânia.
A Falanghina, de corpo médio, fresca e levemente sápida, é perfeita para combinar com a delicadeza da mussarela.
Se você prefere um vinho tinto, escolha um jovem, frutado e elegante como um Pinot Nero.

Também poderá te interessar:

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *