Barbera

Casta:100% Barbera
Posição geografica: o vinhedo do Barbera disputa com o do Sangiovese o prémio de vinhedo de uva escura mais cultivada na Itália. Entre as regiões onde é mais difundido damos destaque para a Lombardia, Emilia Romagna e a Sardenha, mas é no Piemonte que o Barbera fica melhor (lembre-se do Barbera d'Alba, Barbera d'Asti e Barbera del Monferrato)
Graduação alcoolica minima: 11,5%
Temperatura de degustação: o Barbera em suas versões mais jovens deve ser bebido a uma temperatura de 15 graus, quando envelhecido em barris de 16 a 18 graus
Caracteristicas: de uma cor vermelho rubi, é muito aromático e deixa na boca um gosto seco, apoiado por uma acidez clara. Podemos também encontrar a sua versão frisante. Entre as garrafas mais vendidas no exterior se distinguem: Barbera d'Alba: vinho de mesa com um sabor muito uvoso, é ótimo para ocasiões cotidianas. Despretensioso e fácil de beber. Barbera d'Asti: vinho encorpado, muito agradável e refinado. Quando envelhecido se torna Barbera d'Asti Superiore, onde atinge em seus melhores anos, um teor alcoólico de 15 graus, apesar de ser sempre muito equilibrado e agradável.
Dicas do nosso team: tradicionalmente, é um vinho que é referido no feminino (a Barbera)... atenção senhores, este vinho pode-se fazer a sua cabeça girar quando estiver acabando.
Combinação gastronômica: se degustado jovem, o seu sabor fresco e seco combina bem com a maior parte dos pratos. Já os envelhecidos são perfeitos para carnes grelhadas, sejam estas de carne branca e ou vermelha.

[cml_media_alt id='22621']bicchiererossogiovane[/cml_media_alt]

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *