Bacalhau, as raízes portuguesas do Brasil

Bacalhau, as raízes portuguesas do Brasil

Nada une mais as tradições culinárias dos países de língua portuguesa que o bacalhau. Em Portugal existem tantas receitas com bacalhau que nem em um ano você conseguiria experimentar todas, mesmo comendo uma por dia!

No Brasil esta situação não é muito diferente, por isso te indicamos os vinhos italianos mais adequados para as famosas receitas com bacalhau.

Receita de Bacalhau com Natas

Neste prato o bacalhau vem acompanhado de batata, cebola e molho béchamel mas com certeza o ingrediente principal é o leite, aonde o peixe vem marinado e enriquecido no creme de leite. Aconselhamos então um vinho fresco, frisante e leve como o Chardonnay.

Receita de Bacalhau à Bráz

Receita simples e saborosa, tão querida pelos brasileiros que cozinhariam até pedras na churrasqueira. Fatias grossas de almeno 3 cm que são grelhadas no carvão até que fiquem bem douradas. Definitivamente para o clima de verão e para o calor da churrasqueira que acompanha este prato, recomendamos um branco frio e encorpado como o Trebbiano d’Abruzzo.

Receita Bacalhau Espiritual

Descubrir o que tem por baixo da camada fina de molho béchamel e queijo ralado gratinado é um prazer que não queremos revelar.
A oleosidade e a gordura desta receita é completamente suavizada na boca com os vinhos da Valpolicella, equilibrados na acidez e na doçura. Você já ouviu falar do Raboso? Talvez seja o momento certo para experimentá-lo.

Receita de Bolinhos de Bacalhau

Um aperitivo perfeito a base de almôndegas de bacalhau empanadas e fritas, com um toque de salsinha. Tudo esse sabor não pode que não ser acompanhado de um Prosecco servido fresco.

Receita de Bacalhau à Portuguesa

O doce dos pimentões se alterna na boca com o sabor salgado do peixe e das azeitonas. Um bom Cabernet Sauvignon irá ajudar a exaltar os aromas, retirando a oleosidade da receita para aproveitar ao máximo cada mordida.

Com certeza existem mais tantas outras receitas, se você tiver uma só sua e quiser saber qual é o melhor vinho para combinar, teremos o maior prazer em ajudar.

Também poderá te interessar:

2 Comments

  1. Olá, quero saber como harmonizar o vinho com bacalhau aferventado, tomate, cebola, batata e azeite.
    Obrigada.

    Reply
    • Ola Lucia,
      Montepulciano d’abruzzo sem duvidas!!
      Buon appetito!

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *