Aspargos com creme de zabaione salgado

Aspargos com creme de zabaione salgado

Quer uma idéia nova e fácil para aquele happy hour/aperitivo com amigos? Aspargos com creme de zabaione salgado são uma opção saborosa e original, representando uma alternativa para servir aspargos, que incialmente são cozidos e depois cobertos com um molho leve e cremoso.

Os aspargos com creme de zabaione salgado são servidos com um dos mais clássicos e populares cremes italianos: o zabaione, mas que neste caso vem preparado com ovos, manteiga, vinho branco seco e temperado com uma boa quantidade de pimenta do reino.

O creme de zabaione salgado pode ser utilizado para acompanhar vários legumes cozidos ou para dar mais sabor a carne e peixes.

Ingredientes para os Aspargos com creme de zabaione salgado

– 600 gr de aspargos
– 4 gemas de ovos
– 60 gr de manteiga
– 80 ml de vinho branco seco
– sal e pimenta-preta a gosto

Como preparar os Aspargos com creme de zabaione salgado

Comece lavando os aspargos, eliminando a parte branca mais dura e cozinhe-os em uma panela grande com água fervente e sal durante 10/15 minutos. Quando eles estiverem cozidos, escorra e mantenha os aspargos quentes enquanto você prepara o creme de zabaione.

Para o creme de zabaione coloque em uma panela de aço inoxidável de fundo grosso (que será colocada depois em banho-maria) as 4 gemas e bata tudo com a ajuda de um batedor, acrescentando uma pitada de sal.
Coloque a panela em banho-maria com água muito quente mas o fogo deve estar bem baixo porque a água não pode chegar a ferver!
Adicione a manteiga em temperatura ambiente e continue batendo com um batedor; quando a mistura estiver homogênea comece a acrescentar o vinho aos poucos batendo sempre até que o creme comece a engrossar.
Termine retirando o creme de zabaione do fogo e sirva este prato despejando o creme sobre a pontas dos aspargos e polvilhe com pimenta a gosto. Sirva os aspargos com creme de zabaione salgado imediatamente.

Qual vinho harmonizar com os Aspargos com creme de zabaione salgado?

Nada melhor que acompanhar aspargos que com um ótimo vinho branco, te aconselhamos um elegante Vermentino di Gallura da Sardegna, um vinho seco muito fresco, equilibrado e fino. No paladar há uma ótima persistencia e há aromas de frutas como maça madura e abacaxi e aromas minerais.
Uma outra ótima opção para quem não é muto fã de vinhos brancos secos é o aromático e frutado Gewürztraminer DOC Trentino.

(Fonte imagem: http://www.alice.tv/ricette/asparagi-in-salsa-olandese/)

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *