As características das uvas de vinhos brancos

VINHOS BRANCOS

Um conhecimento, mesmo que superficial, das uvas e de suas características vai nos tornar mais conscientes na hora de comprarmos um vinho. Para saber o que nos espera atrás de um rótulo e de um nome.

Relatamos neste artigo as castas de vinhos brancos mais populares na Itália:

1. Chardonnay: é largamente utilizado na produção de vinhos tanto individualmente como em conjunto com outras uvas. A partir da sua utilização são obtidos ótimos vinhos de alto teor alcoólico, geralmente frisantes, de cor amarela delicada e com um sabor frutado e harmonioso. Os vinhos DOC produzidos com as uvas chardonnay são muitos: do espumante ao Champagne e vinhos Novelli.

2. Sauvignon Blanc: seus aromas são em sua maioria herbáceos e vegetais, muitas vezes lembram a urtiga e pimenta verde, mas também aromas mais incomuns, e que você não esperaria encontrar em um vinho, como o de urina de gato. Eles também se completam com notas de frutas fascinantes, muitas vezes a partir de frutas exóticas, como lichia, abacaxi e maracujá.

3. Prosecco (Glera): é possível obter vinhos de tipo tranquilo ou frisante. Este último, que uma vez era o menos representativo dos vinhos produzidos com esta variedade, hoje representa a maior produção deste tipo de casta. Se obtêm um vinho de cor amarelo dourado ou palha, o sabor é seco ou até mesmo doce e delicadamente perfumado.

4. Traminer (O nome Gewürztraminer é concedido apenas para o DOC produzido no Alto Adige): refinado e elegante é caracterizado por uma suavidade combinada com um poderoso buquê aromático.

5. Malvasia: existem tantos tipos que é impossível encontrar características comuns! A única solução é a prová-lo!