Algumas regras simples para servir vinhos

Algumas regras simples para servir vinhos

Com este artigo vamos te dar algumas dicas sobre como servir corretamente um vinho, seja entre amigos ou em um restaurante mas antes disso começamos a entender qual é a taça ideal para a garrafa de vinho que temos em mãos.
Como sabemos todas as taças de vinho possuem a característica de ter uma haste longa e um formato de bojo mais ou menos extenso que enfatiza as características do vinho mas, por exemplo, não é verdade que um vinho mais jovem deva ser servido em taças mais estreitas e vinhos mais maduros em taças mais amplas.

O bojo da taça depende, principalmente, dos aromas liberados pelo vinho. Se o vinho possui uma complexidade importante de aromas o formato do bojo deverá ser mais aberto e largo; se ele possuir menos aromas, a abertura deverá ser mais estreita para coletar todos estes aromas juntos e levá-los diretamente para o nariz.
Em geral, não recomendamos também o uso da Flute, tão bonita de se ver mas não muito funcional para uma perfeita degustação de um vinho espumante.

Mas como colocamos as taças sobre a mesa? Geralmente na frente da faca colocamos o primeiro copo, aquele da água. Em seguida, em uma fileira, as taças em ordem de vinhos que serão servidos. No final de cada vinho, teoricamente, deve-se eliminar a taça se ela estiver vazia.

Quando estamos nos preparando para servir o vinho devemos, antes de tudo, apresentar a garrafa para o hóspede. Se você estamos servindo vinho em um restaurante é necessário apresentar, estando a direita do cliente, o nome e o ano da safra do vinho. É essencial que você abra a garrafa de vinho na frente de quem irá beber para que a pessoa possa ter certeza do vinho que escolheu. Uma vez aberta a garrafa sirva um pouco do vinho para quem vai experimentar. Neste momento e em todas as outras vezes que o vinho irá ser servido, lembre-se de nunca apoiar a boca da garrafa na taça e tente não deixar que gotas do vinhos caiam por ai, tenha sempre um guardanapo de pano apoiado no outro braço para limpar eventuais gotas que ficarem no gargalo da garrafa.

Sirva todos as pessoas presentes na mesa (que irão beber o vinho obviamente) não esquecendo de começar sempre pelas mulheres, desde senhoras com mais idade até as mais jovens, passando para os homens seguindo sempre o mesmo critério de idade. Finalmente, sirva para a pessoa que experimentou o vinho inicialmente.
Nunca encha demais a taça e se você estiver utilizando um balde de gelo, nunca coloque a garrafa de vinho virada pra baixo dentro do balde quando ela terminar, é uma coisa extremamente feia!

A última dica é aquela de não bater muito forte uma taça na outra na hora do brinde mesmo nós latinos que gostamos de fazer bagunça e por favor não diga “tin-tin” na presença de japoneses, use o termo “kanpai” para evitar confusões com o aparelho reprodutor masculino 🙂

(Fonte imagem: http://www.mangiaguardagodi.it/miglior-barbaresco-natale/)

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *